Nossa História

Institucional

Documentário

Uopeccan: mais de 30 anos de dedicação pela vida!

Conheça nossa história

Linha do Tempo da Uopeccan

1991 a 1995

Em 12 de junho de 1991, a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) iniciava sua história no município de Cascavel, Oeste do Paraná.

No dia 03 de junho de 1993, iniciávamos as tratativas de aquisição para a vinda da bomba de cobalto do estado do Rio de Janeiro. O primeiro aparelho de radioterapia de Cascavel e que posteriormente foi instalado na Casamata, anexa Hospital Universitário do Oeste do Paraná, antigo Hospital Regional.

Em 9 de setembro de 1994, foi proposto à Prefeitura Municipal de Cascavel, a permuta do terreno de nossa propriedade no Recanto Tropical por outro localizado nos fundos do HUOP, com área de 4.225 m², com o objetivo de concentrar ao paciente os atendimentos médicos. Essa proposta é concretizada através da assinatura da Lei n°2.593/95 e em 27/11/95 é lavrada a escritura.

1996 a 2000

Em 1996, teve início a obra da Casa de Apoio, totalizada em 1790 m², com 60 leitos e demais dependências para o seu funcionamento. Após muita luta e auxílio recebido da comunidade em geral, como: ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Clubes de Rotary, imprensa e empresários através de doações e campanhas.

Na data de 06 de janeiro de 1998 iniciávamos os atendimentos ambulatoriais e de radioterapia na estrutura do antigo Hospital Regional. No dia 29 de abril de 2000 a Casa de Apoio, finalmente, foi inaugurada.

2001 a 2005

Em outubro de 2002, era chegada a hora de ir além, começava a construção da Unidade de Radioterapia já em prédio próprio da Uopeccan. Logo que ficou pronta, foi adquirido o novo equipamento de radioterapia o Acelerador Linear.

Essa etapa foi um grande marco para a nossa história, nos tornando um CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Paraná).

Após cinco anos de funcionamento, em 22 de abril de 2003 o Hospital recebeu do Ministério da Saúde, através do Diário Oficial nº 76 o Certificado de Instituição Filantrópica.

No mesmo ano, iniciava a construção do Hospital do Câncer Uopeccan e do Núcleo Solidário. Obras que foram concluídas e inauguradas em 2005.

2006 a 2010

Em 2007, recebemos o credenciamento para se tornar um CACON com Serviço de Oncologia Pediátrica, começava ali, um serviço que hoje é referência em tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

Já em 2008, visto a necessidade em levar atendimento para mais longe, ampliamos o nosso atendimento ambulatorial para a cidade de Umuarama, atividades que funcionavam no antigo espaço Vita Vitória.

Recebemos o credenciamento para realizar transplante de medula óssea. Uma notícia que fez toda a diferença em nosso trabalho, afinal, estávamos avançando e colaborando com o tratamento de milhares de pessoas.

Todas essas conquistas, atreladas com a carência de um hospital de referência na região noroeste, fez com que, em 2010, iniciassem as tratativas de construir uma unidade da Uopeccan em Umuarama.

2011 a 2016

Após cinco anos de tratativas e da construção do prédio, no dia 4 de março de 2016, inauguramos a unidade da Uopeccan de Umuarama. Diferente de Cascavel, o hospital da região atende casos de oncologia e é um hospital geral, ou seja, atende outras especialidades.

2017 a 2020

A Uopeccan de Cascavel é credenciada a fazer transplante de fígado, mais uma grande conquista para o interior do estado. Dois anos depois, chega a pandemia de Covid-19 e mesmo com tantas incertezas a Uopeccan de Umuarama foi referência em atendimento a centenas de pacientes.

2022

Pandemia controlada, com a rotina hospitalar voltando ao normal a cada dia, em 2022, o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel inicia as obras de ampliação da instituição com a construção do Hospital de Transplante da Uopeccan.

2023

O Complexo Hospitalar deu ainda mais saltos em seus serviços. Foi inaugurada na cidade de Medianeira – PR, a Unidade Avançada da Uopeccan, uma extensão muito importante, já que ela oferece aos pacientes do município e região, a comodidade de realizar consultas e quimioterapias mais perto de casa.

Ainda no mesmo ano, a Uopeccan de Cascavel foi credenciada a fazer mais um transplante, o de rim. Logo após, inauguração a UTI Pediátrica, oferecendo aos pacientes da oncopediatria, mais conforto e qualidade de atendimento.

2024

Inauguramos o Centro Administrativo Uopeccan, um prédio com quatro pavimentos, no qual funciona todos os setores administrativos do hospital. Inauguramos a Unidade de Terapia Renal em parceria com Secretaria de Estado da Saúde. Um centro que traz esperança para as pessoas que precisam de uma terapia renal substitutiva. Ela possibilita até três mil hemodiálises por mês, durante seis dias da semana.

Nossa estrutura física

O Complexo Hospitalar Uopeccan em Cascavel possui uma área com mais de 12 mil m², sendo: Hospital, Casa de Apoio e o Núcleo Solidário. São 126 leitos, UTI adulto com 10 leitos, UTI Pediátrica com 8 leitos, cinco sala de cirurgias, salas de quimioterapias com capacidade para atender 35 pacientes por vez, equipamentos para exames de imagem de última geração e setor de radioterapia com tecnologia avançada. Hospital Uopeccan de Umuarama possui 18.183,37 m², e é referência em Oncologia, Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia do Aparelho digestivo, além de prestar atendimentos em outras especialidades como Hospital Geral. São 201 leitos de internação, 20 leitos de UTI, 9 salas cirúrgicas, setor de quimioterapia com capacidade para atender 37 pacientes por vez, aparelhos de última geração para exames de imagem, além de oferecer também o tratamento de radioterapia com um equipamento de alta qualidade.

Já a Unidade Avançada da Uopeccan de Medianeira tem 578,25m² e está localizada na Avenida Brasil, 3851, Parque Independência. Ela possui 20 leitos de quimioterapia (8 curta e 12 longa), um leito da sala de emergência e dois consultórios médicos, além da sala para fazer o exame de mamografia e biópsias.

Está em construção o Hospital de Transplantes da Uopeccan, que terá 972,38m² de área a ser reformada e mais 3.692,12m² a ser construída. Ele será edificado onde hoje é o estacionamento dos médicos, na Rua Itaquatiaras, ao lado do hospital. O projeto contempla 5 andares, no térreo, será ampliado o ambulatório com 15 consultórios médicos e ampliação das áreas de espera. O setor de quimioterapia será readequado, com salas de curta e longa duração e uma área destinada exclusivamente para a oncopediatria. Também haverá um espaço específico para a oferta do café solidário, servido por voluntários no hospital para os pacientes e acompanhantes em espera. Já no segundo piso, será ampliada a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. Nos demais pisos, terceiro, quarto e quinto, serão alas de internamento, totalizando 62 leitos, onde cada uma das novas alas possuirão dois leitos de isolamento.

Clique e saiba mais sobre a nossa Casa de Apoio e o Núcleo Solidário.


Unidade de Terapia Renal Uopeccan

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.