Núcleo de Segurança do Paciente

O processo de Acreditação do Complexo Hospitalar Uopeccan, iniciou com a criação do Departamento da Qualidade, em junho de 2013. A metodologia de escolha para a implantação do modelo de Gestão da Qualidade foi o processo de Certificação de Acreditação pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Acreditação é o procedimento de avaliação dos recursos institucionais de forma voluntária, periódica e reservada, que tende a garantir a qualidade da assistência prestada ao nosso paciente a partir de padrões previamente estabelecidos pela ONA.

As vantagens do hospital em conquistar e manter o Selo da Acreditação, vão além de condições organizacionais e atingindo aspectos sociais, por exemplo: aumento da segurança para os pacientes e profissionais, melhoria na qualidade da assistência ao paciente, construção de equipe consciente e critica, permitindo aos que cuidam identificar as melhorias necessárias, buscando criar critérios e objetivos concretos adaptados à realidade do hospital.

No dia a dia, os departamentos da instituição atuam para implementar e consolidar este modelo de gestão da qualidade, buscando o desenvolvimento e aprimoramento das atividades, promovendo o aperfeiçoamento contínuo de todos os profissionais, visando o melhor resultado, ao menor custo e com a máxima satisfação dos clientes (profissionais, colaboradores, fornecedores e comunidade).

A conquista da Certificação do Hospital Uopeccan de Cascavel ocorreu em Janeiro de 2016, por meio da avaliação do IQG (Instituto Qualisa de Gestão).

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.