Nelsinho Padovani e SESA destinam recurso para compra de peça do aparelho de radioterapia da Uopeccan

Nesta sexta-feira (22), a Uopeccan de Cascavel recebeu a visita do deputado federal, Nelsinho Padovani, após um pedido urgente da instituição para ajudar na compra de um tubo acelerador de partículas, peça do aparelho de radioterapia que, infelizmente, queimou na noite de ontem (21).

A reunião foi agendada as pressas e o deputado atendeu, prontamente, ao pedido da diretora do hospital. Durante o encontro, Nelsinho fez a mediação do recurso junto a SESA (Secretaria da Saúde do Estado) do Paraná e em conjunto, destinaram o valor de R$ 1.592.230,00 para a Uopeccan.

“Fizemos as tratativas com a Secretaria da Saúde do Estado e também com o Ministério da Saúde e nos comprometemos em auxiliar essa importante instituição que faz esse grande trabalho para a sociedade, em conseguir esse recurso através de emendas impositivas do ano que vem”, disse o deputado, Nelsinho Padovai.

“Queremos fazer um agradecimento todo especial ao nosso deputado federal, Nelsinho Padovani, que acabou de intermediar, junto a SESA, o recurso para comprar essa peça essencial para a radioterapia. Eu liguei 7h da manhã, ele veio e autorizou o valor necessário para compra desse equipamento. Agora, teremos um tubo acelerador novo e que será instalado nos próximos dias, não deixando nenhum problema de atendimento aos nossos pacientes. Muito obrigado ao deputado federal, Nelsinho Padovani ao Ian Sonda, ao Beto Preto e ao governador do estado, que Deus os iluminem”, agradeceu o presidente do conselho superior da Uopeccan, Ciro Kreuz.

Sobre o aparelho

A Uopeccan de Cascavel conta com dois equipamentos para fazer o tratamento de radioterapia em centenas de pacientes todos os meses. Infelizmente, na noite desta quinta-feira (21), o tubo acelerador de partículas, de um dos aparelhos, queimou.

Devido a alta demanda que o hospital possui, a reparação dessa peça é uma emergência, para que o outro aparelho não fique sobrecarregado e o serviço de radioterapia sofra problemas.

“O tubo acelerador de partículas é um componente vital do Acelerador Linear da Radioterapia, tem a função de direcionar feixes de radiação precisos que permite tratamentos altamente focados, visando eliminar as células cancerígenas com mínimos danos aos tecidos saudáveis”, explicou o tecnólogo em manutenção de equipamentos e especialista em engenharia clínica da Uopeccan, Thiago Mulinari.

Agora, com o recurso liberado, a equipe do hospital já está realizando o processo da compra de uma nova peça e toda a reparação deve ser feita em breve. A Uopeccan ressalta que no momento, os atendimentos seguem normalmente.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.