Com investimento de mais de R$ 7 milhões da Itaipu Binacional, por meio de dois projetos incentivados, os hospitais da Uopeccan de Cascavel e Umuarama passam a oferecer o que há de mais moderno em radioterapia no Brasil. A modernização dos serviços amplia a capacidade de atendimento e garante mais precisão, segurança e qualidade de vida para os pacientes oncológicos.
A ação faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que apoia iniciativas de impacto social nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento regional. O convênio com a Uopeccan viabilizou a aquisição de novos acessórios, sistemas de planejamento, ferramentas de inteligência artificial e softwares de controle de qualidade, tanto para o Hospital de Câncer de Cascavel quanto para a unidade de Umuarama.
“Esse apoio da Itaipu representa muito mais do que um investimento em tecnologia, é um gesto de confiança no trabalho que realizamos e, acima de tudo, um compromisso com a vida. Modernizar a radioterapia significa oferecer mais esperança aos pacientes e às famílias que enfrentam o câncer. É poder garantir um tratamento mais eficaz, menos invasivo e mais humanizado, algo que sempre buscamos em nossa missão de cuidar com excelência e acolhimento”, disse o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan,
“Os investimentos que a Itaipu está realizando são parte de um programa de governo, um compromisso que o presidente Lula assumiu com toda a população brasileira. Esses investimentos vão ajudar a melhorar o atendimento na Uopeccan em Cascavel e Umuarama e dar mais qualidade de vida aos pacientes que precisam desses serviços. É uma contrapartida da Itaipu à sociedade, cumprindo sua missão de levar desenvolvimento ao Brasil e ao Paraná por meio dos seus recursos”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
A entrega simbólica dos novos equipamentos acontecerá na segunda-feira (1º de setembro), durante uma cerimônia com representantes da Itaipu e da Uopeccan. O momento marca mais um capítulo da parceria entre as duas instituições, que há anos trabalham juntas em prol da saúde pública e do acesso humanizado ao tratamento oncológico.
Avanço tecnológico que salva vidas
Com a modernização, os dois hospitais passam a operar com tecnologias que permitem tratamentos mais rápidos, menos agressivos e com maior precisão, como as técnicas IMRT e VMAT. Isso significa que os tumores podem ser tratados de forma mais eficaz, enquanto tecidos saudáveis ao redor são preservados, reduzindo os efeitos colaterais.
“O foco principal é o aumento da qualidade do tratamento. Em Cascavel, tivemos a atualização do sistema de planejamento e aquisição de acessórios que melhoram a imobilização e o posicionamento dos pacientes. Em Umuarama, além desses avanços, também implementamos as técnicas que já existiam em Cascavel, garantindo que ambos os centros ofereçam o mesmo padrão de excelência”, explicou o físico médico Gustavo Simonetti.
Entre os destaques da modernização está a implementação de ferramentas de inteligência artificial nos planejamentos de tratamento, com base em bancos de dados de centros internacionais de referência. “Isso nos permite oferecer um plano de tratamento com a mesma qualidade de grandes centros oncológicos dos Estados Unidos, por exemplo. É um salto tecnológico que impacta diretamente na vida do paciente”, completou Simonetti.