O Complexo Hospitalar Uopeccan, por meio do Núcleo Solidário e da LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer), está realizando uma campanha para arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. O objetivo é repor o estoque utilizado no auxílio a pacientes em tratamento contra o câncer, que atualmente está praticamente zerado.
Entre os principais itens solicitados estão açúcar cristal (1, 2 ou 5 kg), farinha de trigo (1 ou 5 kg), leite integral, café, óleo de soja e fubá (500 g ou 1 kg). Também são necessárias doações de arroz, feijão, macarrão, sal, sabonete, creme dental e demais produtos básicos.
As entregas podem ser feitas em uma das três unidades da instituição:
De acordo com a instituição, qualquer quantidade é bem-vinda e fará diferença para os pacientes que necessitam de apoio durante o tratamento.
Desde que iniciou suas atividades, há 34 anos, a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) tem como base a filantropia – sendo credenciada ao SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e do Ministério da Saúde – na qual necessita de doações, apoio da comunidade e do governo para manter suas atividades, que chegam a custar mais de R$ 18 milhões por mês, totalizando mais de R$ 215 milhões por ano.
Diariamente, centenas de pacientes chegam ao Complexo Hospitalar Uopeccan em busca de tratamento, cura do câncer e demais patologias que a instituição atende. Apenas em 2024, foram registrados 490.828 atendimentos, incluindo 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e 126.714 atendimentos multidisciplinares como nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia e fonoaudiologia.
Outros procedimentos realizados no período incluem 34.445 sessões de radioterapia, 18.919 de quimioterapia, 10.979 cirurgias e 3.161 diárias na Casa de Apoio. O hospital também é habilitado para transplantes de fígado, medula óssea e rim. Desde 2018, foram realizados 219 transplantes hepáticos, enquanto os transplantes de medula somam 293 desde 2009. Mais recentemente, a instituição passou a realizar transplantes renais, contabilizando quatro procedimentos desde abril de 2025. Além disso, o Complexo Hospitalar e a Casa de Apoio serviram, juntos, 391.551 refeições no último ano.
Em Cascavel, a oncopediatria é referência em tratamento de crianças e adolescentes para diversas regiões do Paraná e até mesmo de outros estados e países, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Argentina, entre outros. Atualmente, 98% dos atendimentos ofertados foram apenas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os outros 2% foram convênios e particulares.
Importante destacar ainda que, além dos atendimentos oncológicos prestados pelo Complexo, a unidade de Umuarama também é um hospital geral, ou seja, realiza atendimentos em outras especialidades, como cardiologia, ortopedia, cirurgias plásticas, implante capilar, além de ser porta aberta para os atendimentos de pronto socorro.
Em Medianeira, a Unidade Avançada da Uopeccan oferece consultas de oncologia clínica e cirúrgica, além de outras relacionadas a triagem para oncohematologia, doenças hepáticas (voltadas a triagem para transplantes de fígado), doenças hematológicas (integrada ao serviço de transplante de medula óssea), biópsias, sessões de quimioterapia ambulatorial e exames, como mamografia, análises clínicas e de imagem.