Uopeccan realiza ação de orientação e testagem rápida de hepatites B e C

Em razão o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virias, 28 de julho, o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel em parceira com Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto Parasitárias), realizam nesta quarta-feira (28), a testagem rápida para detecção de hepatites B e C para pacientes, acompanhantes, colaboradores e motoristas de ambulância. “Estão sendo ofertados 400 testes, além de orientação de conscientização para prevenção das hepatites virais, tendo em vista que estamos no mês de atenção a essas infecções, destacou a gerente de serviço de saúde da Uopeccan, Gladys Rodrigues.

As hepatites são doenças que causam inflamação no fígado, em graus variados. Geralmente são silenciosas e não ocasionam sintomas, mas podem levar a casos graves e até a cirrose. “É importante as pessoas fazerem esse teste mais precoce possível, muitas vezes o familiar vem acompanhar o paciente tratar outra situação e não sabe da existência desse vírus. Nesse dia estamos dando a oportunidade para todos se prevenirem, a partir do momento que se tem um resultado negativo, a pessoa pode tomar mais medidas de prevenções, e caso, o diagnóstico for positivo buscar o tratamento que está disponível pelo SUS”, explicou a coordenadora do Cedip, Josana Aparecida Dranka Horvat.

Prevenção

O vírus da hepatite B é transmitido principalmente por relação sexual, e é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível). “Para evitar essa hepatite o recomendável é utilizar preservativo durante o ato sexual. Lembrando que também pode ser transmitido a doença, da mãe para o recém-nascido no momento do parto, através de acidentes perfurocortantes e procedimentos sem adequada esterilização (manicure, piercing, tatuagem e barbeiro), e através de transfusão de sangue. É importante frisar que para a hepatite B existe vacina, que está disponível e é recomendada para toda a população, e é administrada em 3 doses”, orientou a médica hepatologista da Uopeccan, Lilian Cabral.

Já o vírus da hepatite C é transmitido principalmente por transfusão de sangue. Hoje em dia os bancos de sangue no Brasil têm um rigoroso controle dessas amostras. “Para a hepatite C não existe vacina, mas o tratamento é muito eficiente, com taxas de cura perto de 100%. Portanto, o Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa acima dos 40 anos realize um teste rápido para hepatite C”, finalizou Lilian.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.