Uopeccan de Umuarama vai integrar rodízio de plantões

Rodízio, que já acontece há 30 anos na capital da amizade, passará a contar com a estrutura da Uopeccan

A partir das 07 horas da manhã da próxima segunda-feira, 04, o Hospital Uopeccan de Umuarama vai integrar o rodízio de plantões do município. A cada quatro dias, num revezamento que vai envolver o Norospar, Cemil e Nossa Senhora Aparecida, a Uopeccan vai receber os pacientes. Entre as 7h e as 23h, as pessoas deverão procurar o Pronto Atendimento Municipal, pois neste horário só serão atendidos nos Hospitais de plantão aqueles que tiveram encaminhamento para a unidade. Após as 23h, aí sim, os pacientes poderão buscar diretamente a Uopeccan – ou outra instituição de plantão na data.

LOGÍSTICA

Neste primeiro momento, todos os Hospitais que fazem parte do rodízio atenderão todas as áreas. A única restrita será a de obstetrícia, que só terá atendimentos no Norospar. Na Uopeccan, toda a equipe já foi adequada e agora está tudo pronto para a realização dos plantões. “Estamos com as equipes prontas para atender e buscando prever todas as situações para não haver nenhum problema”, comenta o diretor da unidade Uopeccan de Umuarama, Wanderley Roque Rosa.

A princípio, o rodízio de plantões será realizado até dezembro de 2017. A partir de janeiro, a previsão é que os hospitais passem a atender 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Os pacientes que precisarem de pronto-atendimento, no entanto, terão outra alternativa. Para que isto aconteça será necessário que o município de Umuarama cumpra com o compromisso de disponibilizar uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. Dessa forma, a população será sempre assistida no primeiro momento pela UPA e, caso seja necessário, haverá encaminhamento para os hospitais do município.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.