Uopeccan conclui Programa de Cuidados Paliativos do PROADI-SUS

O Hospital do Câncer Uopeccan está sempre em constante busca por aprimorar seus serviços, por isso, participou do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. O programa de Cuidados Paliativos teve duração de dez meses e foi concluído, esta semana, com muita satisfação de todos os envolvidos.

“A experiência que nós vivemos com a equipe do Sírio Libanês foi valiosa, pois trouxe para toda a equipe da Uopeccan, todos que, em algum momento, se envolvem nos atendimentos ao paciente, uma nova visão na forma de conduzir o cuidado paliativo, aquele paciente que já não tem mais uma terapia, uma nova tecnologia para tratar a doença, mas que pode viver por tempos maiores, com qualidade de vida e dignidade. Eu entendo que sermos escolhidos pela Secretaria da Saúde do Estado para vivenciarmos isso, foi um presente e que nos realmente recebemos e aproveitamos dele o máximo”, disse a diretora de Serviços de Saúde, Gladys Mari Rodrigues.

O objetivo do projeto foi de capacitar os profissionais a respeito de conceitos e fundamentos de cuidados paliativos, aprimorando processos e estabelecendo protocolos mais eficientes, conforme explicou o médico paliativista e consultor do programa, Gustavo Cassefo: “o programa tem esse intuito de trazer melhorias para o processo de atendimento dos pacientes em cuidados paliativos, pensando principalmente em gestão, mas também na capacitação dos profissionais. Esse processo que tivemos dentro da Uopeccan foi muito gratificante pelo engajamento da equipe, teve uma participação tanto na capacitação, quanto no desenvolvimento de planos de ação voltadas para práticas de cuidados paliativos e isso dá mais energia, mais estimulo para continuarmos desenvolvendo esse projeto em outros estados do Brasil. A equipe abraçou a causa e teve uma participação muito bacana tanto das lideranças, gestão e principalmente dos profissionais que trabalham ali no dia a dia com esses pacientes”.

Desenvolvimento da capacitação de Cuidados Paliativos

Após ser escolhida pela Secretaria da Saúde do Estado, a Uopeccan com mais três instituições com atendimento ambulatorial e domiciliar, recebeu, durante dez meses, uma capacitação completa sobre cuidados paliativos.

O cronograma foi dividido entre alinhamentos, diagnósticos, aulas em EAD, workshops, definição e implementação de planos de ação, monitoramento e finalizou com a apresentação dos resultados. A Uopeccan saltou de 44% para 58% no que se refere a maturidade global dos processos de pré e pós intervenções paliativas.

Durante o período, foram desenvolvidas atividades não só com a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, mas também com os profissionais de psicologia, serviço social e capelania, e todos aqueles envolvidos no cuidado dos pacientes que vivenciam doenças ameaçadoras a vida, pois é necessário dar suporte não só a ele, mas também a toda a família.

“É muito importante que a gente tenha uma visão diferente em relação aos pacientes em cuidados paliativos, até para mudar uma cultura que acredita que paciente em cuidado paliativo é aquele já em fim de vida, terminalidade e que não algo a mais que a gente possa fazer. Então, estabelecer alguns protocolos para manejo de dor, para os acessos venosos ou não, para o uso de determinadas drogas e bem como, a interdisciplinaridade, o contato com as outras equipes, para que a gente consiga fazer um atendimento melhor para esses familiares, um acolhimento contanto com a ajuda da psicologia, do serviço social, enfermagem que são fundamentais no processo”, ressaltou a médica oncológica da Uopeccan, Juliana Seeber Margraf.

Para o lado espiritual e religioso, o programa também fez toda a diferença, conforme disse o reverendo da Uopeccan, Guinter Alencastro Hervella, “o curso é muito importante e necessário, principalmente, na parte da espiritualidade que se fala muito, na questão de humanização, do estar ao lado do paciente. Ele traz exatamente esse vinculo com o paciente, de estar ali para ele. Para a instituição é muito importante ter essa visão de tratamento com o paciente. Lembrando que não é só o corpo dele, físico, mas também o psicológico, espiritual, social, então tudo isso falava no curso de cuidados paliativos.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.