Uopeccan busca mais de R$ 10 milhões via Imposto de Renda para ampliar serviços de radioterapia

A Uopeccan lançou o projeto “Expansão da Capacidade Assistencial em Radioterapia na Unidade Cascavel”, aprovado pelo PRONON (Programa Nacional de Apoio à Oncologia), com meta de captar R$ 10,3 milhões até novembro de 2025. O valor será destinado à aquisição de um novo acelerador linear, equipamento essencial para utilizado o tratamento do câncer. Atualmente, a instituição realiza cerca de 2.000 sessões de radioterapia por mês.

Com o novo aparelho, a capacidade deve aumentar em até 40%, chegando a 2.800 sessões mensais, além de reduzir o tempo médio de tratamento para todos os pacientes, chegando a reduzir de 28 dias para apenas 5 dias. Isso significa mais resolutividade no atendimento de pacientes dos 280 municípios referenciados pela Uopeccan, que somam 2,78 milhões de habitantes.

Avanços tecnológicos e mais precisão nos tratamentos

De acordo com o físico médico da Uopeccan, Gustavo Simonetti, o novo acelerador linear representa um salto tecnológico para a região. “Esse equipamento aumenta nossa capacidade de atendimento e traz recursos que antes não estavam disponíveis, como a radiocirurgia para casos de câncer de pulmão, próstata e fígado, por exemplo. Ele também possibilita reduzir a dose no coração durante o tratamento de mulheres com câncer de mama esquerda, evitando futuros problemas cardíacos”, explica.

Outra inovação destacada por Simonetti é a tecnologia de visualização em IGRT 3D, que aumenta a precisão na checagem do posicionamento do paciente antes da aplicação da radiação. Esse recurso possibilita que a alta concentração de dose seja direcionada ao tumor com mais segurança, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de radiação para checagem, um benefício essencial, sobretudo para pacientes pediátricos e adolescentes. “Além disso, o aparelho realiza monitoramento de superfície e respiratório, permitindo que o feixe acompanhe os movimentos da respiração e, assim, diminua a área irradiada em tratamentos de câncer de pulmão”, completa o especialista.

Como destinar seu Imposto de Renda para a Uopeccan

A destinação do Imposto de Renda pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas, sendo permitido direcionar até 1% do valor devido para cada programa. As contribuições devem ser realizadas até o último dia útil de novembro de 2025, diretamente na conta do projeto. Para mais informações, o setor de Captação e Projetos está disponível pelos telefones (45) 99106-2693 e (45) 99155-0888, além do site www.uopeccan.org.br e das redes sociais da instituição.

Compromisso da Uopeccan em levar mais esperança aos pacientes

Com 98% dos atendimentos destinados ao SUS, a Uopeccan mantém sua missão de oferecer acesso a tecnologias modernas e seguras a quem mais precisa. Cada contribuição representa um gesto concreto de solidariedade, que se transforma em esperança para quem enfrenta o câncer.

A diretora de Assuntos Institucionais, Kelyn Aires, destaca o compromisso da instituição: “na Uopeccan, prezamos pelo tratamento humanizado com qualidade e segurança. Nosso foco é a valorização da vida e o bem-estar dos pacientes e familiares”.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.