Tendas do Exército são instaladas para auxiliar em triagem de pacientes suspeitos da Covid-19

A Uopeccan de Cascavel recebeu no dia 16 de abril, a instalação de tendas fornecidas pelo Exército, que serão utilizadas para triagem de pacientes com sintomas e sinais de suspeita do coronavírus. A ação, visa evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, a propagação da doença. As barracas estão ao lado da entrada de emergência, conta com duas estruturas ao ar livre. Para o capitão da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Antônio Carlos, é gratificante atender o pedido do hospital para instalar as barracas, “é uma missão de ajuda humanitária com gesto de solidariedade. Todos nós estamos envolvidos nesta luta contra a covid-19”.

Os postos de triagem ficarão disponíveis na área externa do hospital, de forma que fiquem isolados dos demais pacientes. Segundo a gerente de serviços de saúde, Gladys Mari Rodrigues, a ação visa diminuir o fluxo de pessoas. “A ideia dessas barracas é que possamos fazer as triagens de todos os pacientes que chegam no hospital, oferecendo toda a segurança necessária. Nossas equipes já foram treinadas e capacitadas para dar o melhor suporte. As medidas tomadas são de prevenção para nossos pacientes oncológicos e pacientes transplantados”, destacou a gerente de serviços de saúde.

Como vai funcionar?

Pacientes com problemas respiratórios e com sintomas da covid-19 serão encaminhados à tenda, onde passaram pela triagem e consulta pelo médico e equipe de enfermagem. Caso seja necessário, serão levados para área isolada.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.