No dia Nacional da Mamografia e Dia do Mastologista, celebrado em 5 de fevereiro, a Uopeccan faz um convite para as mulheres, para olharem para si mesmas com mais carinho e cuidado e realizarem o autoexame das mamas ao menos uma vez por mês, quando se sentirem confortáveis, conhecendo o corpo e identificando se há algo incomum.
Hoje, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo e, no Brasil, a maior taxa de mortalidade está concentrada nas regiões Sul e Sudeste do país. Com o auxilio da mamografia, esse dado pode vir a mudar, visto que o exame serve para identificar alterações suspeitas. “A importância da mamografia é a detecção precoce do câncer de mama e diminuição da taxa de mortalidade pela doença”, reforça o cirurgião oncológico do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel Daniel Castro.
No Hospital, o exame é feito com um mamógrafo digital e leva poucos minutos. A mamografia pode ser realizada gratuitamente o ano todo! Para agendar, basta entrar em contato pelos telefones (45) 2101-7015 (Cascavel) ou (44) 2031-0831 (Umuarama) ou ainda pelo site https://outubrorosa.uopeccan.org.br/.
Ainda segundo o INCA, os principais fatores, que devem acender o alerta das mulheres, são:
Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;
Menos de 150 minutos de atividade física semanal;
Consumo de bebidas alcoólicas;
Primeira menstruação antes dos 12 anos e/ou menopausa após os 55;
Uso de contraceptivos hormonais;
Entre outros fatores.