Pônei leva alegria e diversão a crianças com câncer na Uopeccan

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital do Câncer Uopeccan receberão nesta terça-feira (23), a visita ilustre do pônei da Cavalaria da Policia Militar de Cascavel, Gigante, no jardim da Casa de Apoio. De acordo com a diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) Iria Maria Garmatz, a programação especial é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. “Essa ação diferenciada proporciona aos pacientes uma melhora emocional e psicológica, auxiliando de forma positiva no tratamento. Além da visita do Gigante, foi preparado um lanche delicioso pela equipe da nutrição do hospital, com pão de queijo, sanduíches, bolo, suco e salada de frutas”, destacou.

Alguns pacientes chegam mais tímidos e com medo, já outros são corajosos, como o caso do João Miguel de Mello, de 2 anos, que passeou várias vezes montado no cavalinho. “É uma alegria ver o sorriso do meu filho, ele gosta de cavalos e hoje teve a oportunidade de brincar com o pônei”, ressaltou mãe do João, Nathielly Mello.

A sargento da Cavalaria da Polícia Militar, Alice Hennig, explica que o contato com os animais funciona como uma terapia, melhorando os aspectos sociais, físicos e cognitivos dos pacientes.  “Por intermédio desse trabalho conseguimos proporcionar um ambiente mais leve e alegre para os pequenos, sabemos que durante esse período, eles precisam construir memórias boas e afetivas. Gigante é dócil e adora crianças, para comemorar essa data veio até fantasiado de unicórnio”, contou Alice.

Para paciente, Alice dos Santos, 6 anos, o Dia Nacional de Combate ao Câncer do Infantojuvenil jamais será esquecido por ter sido comemorado em dose dupla, ela finalizou o tratamento e tocou o sino da vitória, e ainda conheceu o pônei da cavalaria. “Eu amo pônei, gostei muito de passear, foi divertido”, diz Alice.

A Uopeccan é referência nacional na área de oncopediatria, sendo o único centro de tratamento de câncer infantojuvenil na região Oeste e Sudoeste do Paraná. “Hoje é um dia de conscientização, o câncer  apesar de ser uma doença rara em crianças e adolescentes, ele existe, e como não podemos prevenir, nossa missão é diagnosticar precocemente, o diagnóstico precoce salva vidas”, enfatizou a médica oncologista pediátrica, Carmem Fiori.

 

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.