Nutricionista alerta para os cuidados na alimentação na Ceia de Natal

Festas de fim de ano são sinônimos de fartura e mesa recheada de pratos diversificados e deliciosos, porém, é preciso ter cautela no momento da preparação dos pratos para a Ceia de Natal. Com isso, é necessário redobrar os cuidados com alimentos industrializados, embutidos e excesso de doces. Mas será que tem como preparar uma Ceia de Natal saudável e ainda saborosa? 

A nutricionista, Dayene Monsores, ressalta que é possível sim, ter uma alimentação equilibrada neste período de festividade. “Na maioria das casas, as famílias optam pelo chester, peru e tender. É recomendável que seja retirada a pele de cima desses assados, porque têm muita gordura. Caso você prefira carnes mais magras têm o lombo suíno que pode ser utilizado em várias receitas”, orienta.

Ainda de acordo com a nutricionista, as oleaginosas (castanhas, pistache, nozes, amêndoas e dentre outras, podem ser adicionadas no arroz e saladas. Para beber prefira sucos naturais direto das frutas e água saborizada, que ajudam a hidratar e refrescar nesse calor.  As frutas são excelentes fontes de fibras, vitaminas e outros nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Aproveite neste Natal para utilizar as frutas até na sobremesa, faça uma salada de frutas ou sorvete. 

 

Receita da Farofa Nutritiva De Natal

Ingredientes: 

1 cebola pequena picada

1 colher de sopa de manteiga ou azeite 

1 cenoura ralada

Meio repolho roxo em tirinhas

3 colheres de sopa de milho e ervilha

Meia xícara de Farinha de mandioca ou Farinha de Milho

2 colheres de sopa de aveia

Sal a gosto

Preparo: 

Refogue a cebola na manteiga ou no azeite. Quando a cebola estiver transparente acrescente o repolho, a cenoura, o milho e a ervilha e deixe refogar. Para finalizar, acrescente a farinha, a aveia e o sal. Deixe a farinha cozinhar em fogo baixo, mexendo por alguns minutos e está pronta!

Dica da Nutri: Acrescente outros ingredientes de sua preferência, teste novas possibilidades.

 

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.