Mamografia: Uopeccan oferece exame gratuito e de qualidade

mamografia em Cascavel mamografia em Umuarama mamografia em Medianeira Uopeccan

O câncer de mama é o mais comum em mulheres, principalmente, após os 40 anos e a mamografia é o exame mais indicado para a detecção precoce da doença, com chances de cura superior a  95%.

O Complexo Hospitalar Uopeccan é referência no que se refere ao diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer. O hospital conta com um aparelho de alta tecnologia, proporcionando as mulheres, em poucos minutos, um procedimento de qualidade e sem dor.

“A mamografia hoje, está indicada para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Esse exame deve ser feito de forma anual e para aquelas mulheres que tem algum histórico na família, principalmente, parente de primeiro grau como mãe, irmã, poderiam começar essa triagem já a partir dos 35 anos. A importância do exame é a gente fazer a detecção precoce da doença, antes dela causar sintomas, pois isso aumenta muito as chances de sucesso no tratamento”, esclareceu o oncologista clinico da Uopeccan, Lucian Lucchesi.

Como agendar a mamografia na Uopeccan?

Para as mulheres que estão dentro da faixa etária dos 40 anos ou mais é possível agendar a mamografia sem pedido médico e sem custo. Na Uopeccan, oferecemos atendimentos diários, basta entrar em contato pelos canais abaixo:

Cascavel: (45) 2101-7015 ou (45) 2101-7112

Umuarama: (44) 2031-0755 ou (44) 2031-0754

Medianeira: (45) 3126-0700

Agendamento online: outubrorosa.uopeccan.org.br/

Câncer de mama: sinais e sintomas

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

É fundamental que a mulher fique atenta aos sinais e sintomas, qualquer coisa anormal a indicação é procurar um médico. “O autoexame é muito importante, pode ajudar na detecção da doença e a mulher pode fazê-lo em casa, após sair do banho, por exemplo. Observar no espelho o aspecto dessa mama, se ela está assimétrica, se há alguma diferença que chama atenção, com a palpação perceber de repente, algo de alterado que não tinha antes. Vale um adendo, o autoexame da mama não substitui a mamografia e nem outros exames médicos. É algo que pode ajudar, fazer diferença, mas não deve substituir as outras medidas de detecção”, enfatizou Dr. Lucian.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.