Mães de pacientes em tratamento recebem manhã especial

Promovida pelo GAMPE, maquiagens, lanches e música animaram a sexta-feira

Outra vez o Dia das Mães foi sinônimo de alegria e emoção no Hospital Uopeccan em Cascavel. Isso porque, para comemorar a data, na manhã desta sexta (12), o Grupo de Apoio Multiprofissional da Pediatria (GAMPE) promoveu um café da manhã recheado de delícias, músicas na voz de um voluntário e maquiagem especial para as mães que têm filhos em tratamento no hospital.

Atrás do pequeno gesto de carinho, as mamães puderam conversar, rir e se distrair da rotina de tratamento dos filhos. O sorriso foi a recompensa pelo trabalho do grupo, que puderam proporcionar a essas mulheres compaixão e solidariedade.

O que é o GAMPE

O Grupo de Apoio Multiprofissional da Pediatria – GAMPE é constituído por uma equipe que atende a Oncopediatria e que se reúne com os responsáveis pelas crianças em tratamento oncológico para orientar sobre tratamento e discutir aspectos relevantes durante o processo de doença/hospitalização dos pequenos pacientes.

Esse é o momento dedicado para que os pais tirem suas dúvidas e recebam orientações pertinentes para enfrentarem esta nova fase de suas vidas.

Uma vez ao mês temos aula com conteúdo relacionado ao tratamento do câncer infanto-juvenil (a aula é sempre ministrada por algum profissional que compõe a equipe). No outro encontro do mês fazemos um grupo no ambulatório para troca de experiências e informações entre família e equipe.

Quem participa: médica oncopediatra, assistente social, psicóloga, nutricionista e equipe de enfermagem. Enquanto os familiares estão recebendo as instruções os voluntários auxiliam no cuidado do anjinhos.

Assim a Uopeccan busca melhorar o tratamento dos nossos pequenos e seus familiares.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.