IV Congresso Multiprofissional de Oncologia foi um sucesso!

Evento promovido pelo Hospital Uopeccan envolveu diversos setores da saúde para discutirem a oncologia

Nos dias 1º e 2 de junho deste ano, o anfiteatro do Centro Universitário FAG ficou lotado de conhecimento e, também, de gente interessada em adquiri-lo. Isso porque, neste período, o Hospital Uopeccan promoveu no local a 4ª edição do Congresso Multiprofissional de Oncologia, um evento que reuniu médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da saúde para discutir o atual cenário da oncologia e, também, as projeções para o futuro desta especialidade médica. “Promover este evento é uma honra e uma maneira de consagrar todo o nosso trabalho”, afirmou o diretor-presidente da Instituição, sr. Ciro Kreuz, durante cerimonial que recepcionou os participantes.

A programação começou com um minicurso sobre cirurgia oncológica ministrado pela médica Mariana Moreira; o dr. Júlio Zanini; a enfermeira Sandra Vendrametto; o dr. Francisco Guilherme Fernandes; a enfermeira Cleide Gueringue dos Santos e o enfermeiro Miguel Silva – todos da equipe do Hospital Uopeccan. A noite, após o credenciamento e cerimônia de abertura, o dr. Francisco Guilherme Fernandes voltou para falar sobre transplante de fígado, enquanto que o dr. Willyan Inamine falou sobre câncer de mama e reconstrução; o dr. Ademar Dantas falou sobre imunovigilância do câncer; a dra. Ana Hercília Renostro falou sobre judicialização da saúde; o dr. Jean Della Giustina falou sobre reabilitação em pacientes com tumor de face; a fisioterapeuta Aniele Tomadon fez uma exposição oral sobre desordens urogenitais em mulheres com câncer de mama durante o tratamento e Crystian Wilian Chagas Saraiva, do HCor. falou sobre procedimentos de alta complexidade.
Já no dia 02, os participantes assistiram, durante a tarde, diversas palestras que integraram o minicurso sobre câncer infantojuvenil com a fisioterapeuta Andressa Pereira, a médica Carmem Fiori, o médico Fernando Cáritas, a dosimetrista de radioterapia Larissa Lago e a nutricionista Bruna Lima.
A noite, os participantes puderam assistir as palestras sobre biossimilar, com a farmacêutica Gracielle Arriola, do Hospital Geral de Curitiba; acreditação hospitalar, com o administrador da Uopeccan, Luciano Maldonado, a gerente de serviços de saúde, Gladys Mari Rodrigues e o enfermeiro responsável pelo setor de qualidade, Miguel Silva; terapia das infecções fúngicas no paciente onco-hematológico, com o dr. Jaques Sztajnbok, do HC-SP e preparo imunológico, com a nutricionista Vanessa Salles, da Nestlé Sorocaba.

MULTIPROFISSIONAIS
Dentro de um Hospital, a atuação multiprofissional é uma das principais ferramentas para o sucesso no tratamento de um paciente e é por isso que este congresso se faz necessário. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, surgiram diversos tipos de tratamentos, métodos e resultados que foram debatidos no evento.
Neste ano, foram mais de 200 participantes e para as próximas edições, a promessa é de um evento ainda maior e ainda mais rico em conteúdo.
O Hospital Uopeccan agradece os palestrantes, a comissão organizadora e todos os inscritos, que confiaram na programação e abraçaram a causa.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.