Uopeccan leva sabor, saúde e conscientização para pacientes

Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial de Combate ao Câncer foram marcados pelas ações que alimentaram o bem estar dos pacientes e da comunidade

 

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 07 de abril, e ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado no dia seguinte, o Hospital Uopeccan realizou uma ação especial nesta sexta-feira (7). Na unidade de Umuarama, colaboradores se uniram aos acadêmicos da Unipar e orientaram os pacientes sobre exames de mamografia. Além disso, conversaram com os motoristas que passam pela Avenida Paraná sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Em Cascavel, além das orientações, também foram distribuídas 300 porções de saladas de frutas para pacientes, acompanhantes e motoristas de ambulâncias.

O objetivo principal era conscientizar sobre a conexão entre saúde, prevenção do câncer e alimentação saudável. Segundo uma das nutricionistas do Hospital, Josene Biesek, apesar de parecer complicado, isto é bem fácil de entender. “Para ter um corpo saudável, é preciso estar bem nutrido, o que depende diretamente dos alimentos. Além disso, hoje, nós vemos o intestino como uma das principais barreiras contra as doenças. Se ele está bem, a imunidade vai bem. Para que isso aconteça, o corpo tem necessidade de uma alimentação regada com nutrientes, fibras e, também, muita água. Por isso escolhemos as frutas: elas oferecem esse combo completo”, explica Josene.

Com isso, a gerente de serviços de saúde do Hospital, Gladys Rodrigues, garante que a mensagem principal foi repassada. “Nós sabemos que das fontes externas que provocam o câncer, a alimentação é uma espécie de prevenção. É importante que a gente mude os hábitos alimentares, pois quando eles não são saudáveis, passa a existir uma predisposição ao aparecimento de doenças, entre elas, o câncer”, enfatiza.

Para a composição da receita que levou fibras, nutrientes, água e conscientização para as pessoas, a doação também ganhou destaque. Todas as frutas utilizadas na ação de Cascavel foram doadas pela Maçã Verde. Parcerias que agregam valor, sabor,  conhecimento e saúde!

  

 

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.