Escritora de Umuarama doará parte das vendas de livro para a Uopeccan

Maria Valentina Trovo tem 13 anos e conta que sempre gostou de ler, o que a inspirou a ser escritora. No início da pandemia, há dois anos, ela recebeu um convite da Editora Gregory para participar de um projeto para pequenos autores. “Dessa coletânea me fizeram a proposta de contar a história “A Derrota do Senhor Corona”, em um livro solo. Na época, eu tinha 11 anos e chamou a atenção da editora o fato de que num momento que ninguém ainda falava em vacina, essa foi a principal arma dos meus heróis para derrotar o vilão”, conta.

Durante o processo de escrita, Maria lembra que se inspirou em pessoas do cotidiano para desenvolver a história, como a avó Helena, amigos da escola e a heroína, uma menina ruiva, forte e decidida.

Já a vontade de destinar parte das vendas do livro para a Uopeccan veio pela proximidade que a escritora tem com a instituição. “Duas pessoas próximas de mim estão passando por tratamento de câncer: um amigo da escola e minha avó materna, que faz o tratamento na Uopeccan. Então eu pensei que pudesse fazer algo para ajudar as crianças e os adolescentes. Através da doação encontrei uma forma de que meu trabalho contribua para que elas fiquem felizes”.

Ela destaca ainda a importância que o hospital tem para o tratamento contra o câncer de milhares de pessoas: “é um lugar que ajuda muitas pessoas que precisam desse apoio, principalmente aquelas que não têm condições de pagar. Vejo um lugar cheio de pessoas que se importam com os pacientes e fazem de tudo para vê-los melhores”.

Quem desejar contribuir, pode adquirir o livro pelo site da Editora Gregory, na Livraria A Página de Umuarama e nas plataformas digitais Americanas e Submarino. Serão destinados 10% da venda dos livros para o hospital a cada 6 meses.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.