Equipe da Uopeccan participa de curso de cuidados paliativos com profissionais do Sírio-Libanês

O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel foi selecionado para participar do Programa de Cuidados Paliativos no SUS, uma inciativa do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) em parceria com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), que tem como foco a atenção hospitalar, ambulatorial especializada e atenção domiciliar.

Para dar início aos trabalhos, ocorreu uma reunião de abertura em dezembro e, nesta semana, profissionais assistenciais do hospital participam de um curso gratuito, com o objetivo de melhorar os processos de cuidados paliativos e realizar capacitações teórico-práticas na área. “É muito importante para nós aprimorarmos nossos conhecimentos, a forma de atendimento, abordagem com a família e com o paciente… é muito bom saber que existem esses cuidados, porque não significa que um paciente paliativo vai morrer hoje ou amanhã. Com isso, a gente tem mais tempo para dar atenção, carinho, conforto”, explica a técnica de enfermagem Marli Fátima Neuberger, que participou da aula de Conceitos Básicos de Cuidados Paliativos, que ocorreu na tarde de ontem (10).

Já nessa quarta-feira (11), a equipe participou de uma aula teórico-prática, sobre Hipodermóclise. Para fechar a semana, na quinta-feira (12), haverá novamente duas aulas sobre os conceitos básicos, apenas no período da manhã.

As aulas estão sendo ministradas por profissionais do Sírio-Libanês, que é um dos seis hospitais que fazem parte da aliança PROADI-SUS. “Nós sabemos que a demanda dos pacientes com doenças crônicas vem aumentando e a necessidade de ter os profissionais de saúde, de uma maneira geral, compreendendo o que esses pacientes e os familiares precisam”, explica o médico Gustavo Cassefo, que faz parte do Projeto.

De acordo com a psicóloga Catherine Moreira Conrado, também da equipe do Sírio-Libanês, os hospitais são escolhidos a partir de uma indicação da Secretaria Estadual de Saúde, como foi o caso da Uopeccan. Também faz parte da equipe a enfermeira Fernanda Tuoto, que está ministrando as aulas.

Após as aulas presenciais, o curso segue de forma online para os profissionais da Uopeccan, com certificação.

O que são cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são voltados para pacientes que possuem doenças que não podem ser curadas, oferecendo conforto e diminuição de sofrimento.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.