DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

A data é celebrada com o objetivo de alertar a população sobre os diferentes tipos de cânceres, diagnóstico, tratamento e principalmente a prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares. Mais de 15% das mortes registradas no Brasil poderiam ser evitadas se o paciente realizasse o diagnóstico precoce ou com ações preventivas para garantir melhor qualidade de vida e hábitos saudáveis.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o órgão responsável pelo desenvolvimento de estudos relacionados de combate ao câncer em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o INCA, os tipos de cânceres que mais afetam os brasileiros são:
– Câncer de pele
– Câncer de próstata
– Câncer de Mama
– Cólon e reto
– Colo do útero
– Câncer de pulmão
– Câncer de estômago

O Hospital do Câncer Uopeccan atua a 28 anos no diagnóstico, tratamento e prevenção. A instituição oferece de forma gratuita a população feminina o exame de mamografia para mulheres acima de 40 anos. O exame deve ser realizado anualmente. Recomenda-se que toda mulher realize o autoexame da mama em frente ao espelho e que visite regularmente o médico, desta forma o diagnóstico será precoce, aumentando assim as chances de cura.

O Câncer de próstata é o que mais mata homens no Brasil e no mundo. Durante o mês de novembro, é realizado campanhas no mundo todo para conscientizar a população masculina a cuidar da saúde e, incentivar homens a realizarem o exame da próstata, que deve ser realizado através do exame de toque e Antígeno Prostático Específico (PSA), para o diagnóstico precoce.

A Uopeccan fornece algumas dicas de prevenção:
– Não fume
– Possua hábitos alimentares saudáveis
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
– Pratique atividade física
– Evite alimentos processados
– Evite a exposição solar entre às 10h e 16h

Fonte: INCA, OMS, Dra. Mariana Tais Ferreira Moreira
Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.