Curso de punção Port-A-Cath será neste sábado

Evento promovido pelo Hospital Uopeccan pretende capacitar profissionais

Será realizado neste sábado um curso de punção Port-A-Cath em Cascavel, promovido pelo Hospital Uopeccan. O conteúdo será ministrado pela enfermeira Marluise Fenner, pós-graduada em Oncologia pela IEFAP e atuante na área, que vai percorrer as partes teóricas e práticas, esclarecendo questões de introdução em acessos venosos, conceito, realização do procedimento e os cuidados necessários. Durante o curso, os participantes também poderão acompanhar a punção Port-A-Cath em simuladores. A primeira edição foi realizada em Umuarama, no último dia 19 de agosto e contou com a presença de mais de 30 pessoas.

A TÉCNICA

O Port-A-Cath, também conhecido como cateter totalmente implantável, tem indicação de acordo com as condições do acesso venoso de cada paciente. Na Oncologia, é frequentemente usado para facilitar a condução da quimioterapia. Segundo uma das organizadoras do curso, Taciane Leal, a técnica é extremamente importante para evitar sofrimentos na saga da busca pelas veias. “Devido a fragilidade dos acessos venosos periféricos em pacientes oncológicos, o cateter Port-A-Cath garante maior segurança e qualidade no tratamento”, pontua.

O cateter é implantado cirurgicamente e é utilizado para a administração de medicamentos. As vantagens vão desde a durabilidade (podendo resistir até 2 mil punções), menores taxas de infecção, diminuições das várias tentativas de punções, conforto e mobilidade durante a medicação e maior eficácia do tratamento. “A punção do cateter é de responsabilidade de enfermeiros e médicos, por isso o curso é focado nestes dois públicos”, finaliza Taciane.

Curso de Port-a-Cath em Cascavel

PROGRAMAÇÃO

O curso será realizado no dia 02 de setembro, no auditório do Núcleo Solidário do Hospital Uopeccan de Cascavel (Rua Potiguaras, 880). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursos@uopeccan.org.br sendo que o investimento é de R$100,00 para acadêmicos e R$150,00 para enfermeiros graduados. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 2101-7453.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.