Coren PR constitui a Comissão de Ética de Enfermagem da Uopeccan

Nesta terça-feira (1), a Uopeccan Cascavel recebeu do Coren PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) a nomeação da Comissão de Ética de Enfermagem.

A cerimônia foi realizada no auditório do Núcleo Solidário e contou com a presença dos representantes do Conselho, dos oito enfermeiros e seis técnicos de enfermagem que receberam a nomeação, além dos gestores de saúde e administração do hospital.

Essa conquista traz diversos benefícios não só para o colaborador de enfermagem, mas também aos pacientes, conforme explica o chefe de gabinete da presidente, Luka Santhiago.

“Para o Conselho Regional de Enfermagem é um prazer muito grande estar aqui na Uopeccan, em nome da presidente Rita Franz. As instituições dessas câmeras éticas dentro dos hospitais visam, justamente, proteger o profissional de enfermagem e o usuário do serviço. Estimulando essa parte ética dos profissionais, de conduta, normas e rotinas a gente consegue gerar a qualidade na assistência para a população.”

Agora, com a comissão formada e oficializada, a Uopeccan terá um reforço a mais para que todos sigam o que diz o Código de Ética da Enfermagem.

“Vamos conscientizar os profissionais de enfermagem sobre a necessidade e importância do comportamento ético-profissional e o impacto do comportamento antiético. Teremos um grupo de colaboradores de enfermagem designado para orientar, deliberar, responder tudo que for pertinente a comissão de ética”, disse enfermeira e presidente da comissão, Marisa Cristina Preifz.

Para a supervisora do setor de Gestão de Pessoas, Raquel Borzio Rodrigues, o papel da comissão vai além da fiscalização.

“Para o hospital isso é muito bom, porque ao mesmo tempo que respalda o profissional, ele dá segurança ao hospital do quesito conhecimento. A comissão não deve fazer só punição, mas sim, transmitir o conhecimento e isso é algo que faz o trabalho dar certo e as coisas funcionarem. É o que vai aumentar o nível de qualificação dos nossos serviços, então todo mundo sai ganhando”.

Confira todas as fotos da cerimônia clicando aqui. 

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.