Coelhinho da páscoa chega na oncopediatria da Uopeccan e traz lanche especial

entrega ovos de páscoa Uopeccan

A Páscoa chegou mais cedo para os pacientes da oncopediatria da Uopeccan de Cascavel, eles foram surpreendidos nessa quinta-feira (14) com um lanche especial. Cerca de 20 crianças receberam um kit com biscoito amanteigado com goiabada, mini ovo de colher, mini hambúrguer caseiro e batata frita feita na fritadeira elétrica. Neste ano o coelhinho da Páscoa contou com ajuda da equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da instituição, os alimentos foram preparados seguindo a dieta dos pacientes.

“A ação busca tirar a atenção deles no ambiente hospitalar e, desta maneira, tornar o tratamento contra o câncer ainda mais leve. A partir dessa atividade tentamos trazer o lúdico que é uma forma de distração, estimulando o imaginário das crianças, e proporcionando lembranças boas e afetivas durante a internação, além da magia da Páscoa”, destacou a nutricionista, Cleide Teresinha Kerber.

Datas comemorativas importantes, como Páscoa, Natal e Dia das Crianças, são tradicionalmente celebradas na Uopeccan. A nutricionista, afirma que os momentos festivos trazem leveza para a rotina dos pacientes. “Nós enquanto setor de nutrição, temos a missão de trazer esse espírito mais próximo do paciente, e encontramos nos alimentos uma forma de acalentar cada um dos nossos pacientes”, finaliza.

Receita Ovo de Páscoa

150g de chocolate meio amargo ou branco

Recheio

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

50g de chocolate meio amargo

100ml (1/2 caixinha) de creme de leite

2 colheres de sopa bem cheias de Ovomaltine

Preparo:

Em uma panela, misture o leite condensado e o chocolate, mexendo sempre até que formar um creme consistente. Tire do fogo, misture o creme de leite e o ovomaltine. Recheie o ovo de páscoa e decore com mais ovomaltine.

Sobre a Oncopediatria

A oncologia pediátrica da Uopeccan disponibiliza uma equipe multiprofissional especializada no atendimento a criança e adolescente, entre eles, médicos oncologistas pediátricos, pediatras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos e zeladores capacitados para prestar todo o atendimento necessário ao paciente e aos seus familiares. Somos o único centro de tratamento de câncer infantojuvenil na região Oeste, Sudoeste, Noroeste e parte do Centro Oeste, que dispõe de estrutura física adequada para o diagnóstico e tratamento integral à criança e ao adolescente com câncer.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.