Carta aberta

O Complexo Hospitalar Uopeccan, há 31 anos, oferece atendimento médico-hospitalar de qualidade para milhares de pessoas diariamente de forma humanizada e segura, promovendo a geração de conhecimento por meio do estudo e da pesquisa.

Inúmeros são os investimentos realizados em infraestrutura e equipes multiprofissionais para a materialização da sua missão nos resultados assistenciais alcançados.

Lamentavelmente, em alguns casos – uma vez que a medicina não é uma ciência exata – o desfecho ocorre de forma diversa daquela esperada pelo paciente e/ou seus familiares.

Para todos os casos, as equipes do Complexo Hospitalar Uopeccan procuram dar todo o suporte necessário para que o momento seja enfrentado de forma serena e sensata.

Entendemos que quando o desfecho finda na perda de um ente querido, o luto é um período de muita desesperança e dor, contudo, buscar compreender os fatos que culminaram com o resultado não esperado é fundamental, ocasião em que o Complexo Hospitalar Uopeccan oferece inúmeros canais para acolher familiares e elucidar todas as dúvidas e incertezas que pairam em seus corações e mentes.

Utilizar-se dos canais não oficiais – com o intuito de descarregar sua desesperança e dor – além de não contribuir, coloca em dúvida o trabalho de milhares de profissionais e a jornada dos pacientes que estão lutando, bravamente, pela sua cura. Por este motivo, atitudes que desabonem o trabalho realizado pelo Complexo Hospitalar Uopeccan e seus profissionais poderão ensejar em medidas legais para responsabilização dos atos praticados.

Permaneceremos fiel a nossa missão e propósito, evoluindo diariamente com todo o suporte realizado pela sociedade e demais colaboradores, para que consultas, exames, internações, cirurgias, entre tantos outros serviços assistenciais e tratamentos, possam chegar àqueles que depositam suas expectativas ao Complexo Hospitalar Uopeccan e seus profissionais.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.