Técnico de enfermagem surdo auxilia deficientes auditivas no atendimento de mamografia na Uopeccan

O Hospital do Câncer Uopeccan iniciou no mês de outubro, o agendamento de mamografia pelo site da instituição para mulheres acima de 40 anos. Através dessa ação o Técnico de Enfermagem, Gabriel Gollyjewski, que é surdo começou o trabalho de voluntário auxiliando as pacientes auditivas na Uopeccan de Cascavel.

Gabriel tem domínio em Libras (Língua Brasileira de Sinais), por ser a língua da comunidade surda, bem como o português, na modalidade escrita, sendo sua segunda língua, e atualmente está cursando Enfermagem. De acordo com ele após presenciar as dificuldades dessas pessoas resolveu aprimorar seus conhecimentos, trazendo mais humanização e eficiência no atendimento. “Eu sempre tive preocupação com a população surda, alguns apresentam dificuldade de se comunicar por escrito ou através da língua de sinais. Por esta razão utilizo esses métodos para que eu consiga transmitir uma mensagem clara e objetiva dos profissionais de saúde para as pacientes”, ressalta Gabriel.

O processo de acompanhamento do técnico de enfermagem com as pacientes ocorre da seguinte forma, a atendente do hospital escreve as perguntas na folha e depois repassa ao Gabriel e ele interpreta as informações para paciente surda através das Libras.

Valdirene Dias Corandin, de 45 anos, ex-professora do Gabriel, faz parte das 20 mulheres surdas que recebeu auxilio durante o atendimento de mamografia. “O trabalho realizado por ele é muito importante para nós, infelizmente falta nos hospitais profissionais que buscam aprender o básico da língua de sinais para facilitar a comunicação. Não é toda vez que é possível ter um profissional Tradutor Intérprete de Libras acompanhando nas consultas”, explica Valdirene.

A mediação da entrevista, contou com a colaboração da Tradutora Intérprete de Libras, Clicelia Coutinho de Oliveira.

 

AGENDE SUA MAMOGRAFIA

Durante todo o ano, as mulheres acima de 40 anos podem agendar exames de mamografia pelo SUS, diretamente no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) do Hospital Uopeccan.

Os telefones para agendamento são (45) 2101-7015 em Cascavel e (44) 2031-0754 em Umuarama.

A mamografia pode ser agendada também pelo site: https://outubrorosa.uopeccan.org.br/

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.