Médicos da Uopeccan recebem treinamento em Ventilação Mecânica em tempo do Novo Coronavírus

O cenário de enfrentamento ao Coronavírus impõe desafios diários aos profissionais de saúde que precisam lidar pela primeira vez com esta doença. Buscando ampliar o conhecimento nesse sentido, o coordenador da UTI Geral, Médico Intensivista e RT, Péricles Duarte e a Fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva, Andressa Pereira, do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, realizaram o treinamento no dia 15 de abril, com início às 16h até 21h30.
Durante a capacitação, os profissionais tiveram aula teórica e prática, com procedimentos para manejar o ventilador mecânico de um paciente estável para o paciente em estado grave. A ventilação mecânica serve para substituir a respiração do paciente, quando ele não está dando conta de respirar sozinho ou fazer o efeito que a respiração precisaria fazer. Os ventiladores também são usados para permitir descanso dos músculos respiratórios até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação espontânea.
A fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva, Andressa Pereira, explica que existem duas modalidades de ventilação mecânica, “a ventilação mecânica invasiva: é quando o equipamento é conectado ao paciente por meio de tubo endotraqueal ou traqueostomia. A ventilação não invasiva, o equipamento é conectado ao paciente através de máscaras”.
De acordo com a fisioterapeuta é muito valioso este treinamento para os profissionais como devem manusear o equipamento para garantir segurança ao paciente, principalmente neste período com pandemia da Covid-19.

 

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.