CEPCAK – Centro de Estudos e Pesquisas Ciro Antonio Kreuz

O Estudo e a Pesquisa no Hospital Uopeccan

Desde o seu início, em junho de 1991, o Hospital Uopeccan carrega em seu nome o ideal do ESTUDO E DA PESQUISA. A instituição deseja oferecer a seus pacientes e a comunidade sempre o melhor no que se refere à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer e sabe que para atingir esse objetivo deve investir pesado em atualização e aprimoramento constantes, não só da sua área física hospitalar, mas também na atualização e aprimoramento dos seus profissionais e dos tratamentos que realiza.

Desde 1998 o Hospital Uopeccan presta à comunidade e aos profissionais da área de saúde, serviços de informação sobre a prevenção e diagnóstico precoce de câncer, por meio de aulas, palestras, cursos, simpósios e fóruns científicos.

Em 2005, já em sua sede própria o Hospital Uopeccan dedicou área exclusiva para um centro de estudos, que foi paulatinamente ampliada até sua transferência para a nova sede em 2009. O Centro de Estudos possui biblioteca com acervo próprio, catalogado com periódicos científicos atualizados nas diversas áreas da saúde, mídia digital, acesso a internet para pesquisa e sala de reuniões.

Batizado em homenagem ao seu presidente, o CEPCAK – Centro de Estudos e Pesquisas Ciro Antonio Kreuz desenvolve e coordena as ações de ensino, pesquisa e difusão do conhecimento científico nas áreas de sua abrangência, realizando eventos voltados aos colaboradores, profissionais das áreas técnicas da instituição e para a comunidade.

São prioritárias para o Centro de Estudos Ciro Antonio Kreuz as seguintes áreas do conhecimento:

a) Prevenção do câncer;
b) Oncologia clínica;
c) Oncologia cirúrgica;
d) Oncopediatria;
e) Radioterapia;
f) Transplante de Medula Óssea;
g) Cuidados Paliativos;
h) Modo de vida, qualidade de vida e saúde.

Coordenadora Mariana Taís Ferreira Moreira – CRM-PR 27788
(Comissão de Residência Médica)

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.