Treinamento para Time de Resposta Rápida será neste sábado

Foco é na preparação de equipes multiprofissionais no atendimento de urgências hospitalares

Dentro de um hospital, várias rotinas são estabelecidas para que os profissionais que compõem a equipe de saúde estejam preparados para agir em momentos de urgências hospitalares. Sendo assim, quando um paciente internado tem uma piora repentina no quadro clínico e sofre, por exemplo, parada cardíaca, os chamados “times de resposta rápida” entram em ação. Os times são formados por equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que, diante de situações que fogem do normal, já estão tecnicamente preparados e instruídos para cuidar do paciente.

Em Cascavel, o Hospital Uopeccan é uma das poucas instituições hospitalares que já tem os seus times formados, proporcionando maior segurança e rapidez nos casos de urgências. Por este motivo, no próximo dia 25, os conhecimentos e as experiências da unidade serão compartilhados por meio da capacitação e treinamento para Time de Resposta Rápida. O conteúdo será ministrado pelo enfermeiro Delmiro Becker, responsável pela coordenação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e do Time de Resposta Rápida do Hospital Uopeccan, especialista em formação pedagógica pela UEM, especialista em enfermagem pela Unioeste e especialista em Terapia Intensiva pela Unipar.

Para participar da capacitação, o investimento é e R$80,00 para acadêmicos e R$130,00 para profissionais. O curso será realizado no dia 25 de agosto, das 8h30 às 16h, no auditório da Uopeccan, em Cascavel (Rua Potiguaras, 880). Para fazer a inscrição, basta enviar um e-mail para cursos@uopeccan.org.br. Para esta turma, foram abertas 15 vagas. Ao final do curso, será fornecido um certificado de participação.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.