Legado de amor: família de Francisco Alves doa Kombi à Uopeccan em homenagem à matriarca

Entrega da Kombi em 2025

Um ato de generosidade que ultrapassa gerações e continua fazendo a diferença. Foi assim que a Uopeccan recebeu, recentemente, a doação de uma Kombi da família de dona Santina Colombi, moradora de Francisco Alves (PR).

Essa história começou em 2017, quando dona Santina foi sorteada em um bingo e ganhou um carro Renault Clio 0 km. Surpreendendo a todos, ela decidiu não ficar com o prêmio e optou por doá-lo ao hospital. Uma atitude de grandeza que simbolizou seu compromisso com a causa da saúde e do cuidado ao próximo.

Mesmo após seu falecimento, a solidariedade de dona Santina segue viva. Sua filha, Maria Vitória Colombi , e o genro, Antônio José , mantêm doações mensais à Uopeccan e, agora, deram continuidade ao legado familiar com a entrega de mais um veículo: uma Kombi.

Segundo Maria Vitória, o carro surgiu durante uma negociação feita pelo marido, que trabalha com loteamentos. Assim que viu a oportunidade, ele pensou imediatamente em destinar o automóvel à instituição.

“Eu e meu marido sempre ajudamos quando fazem bingos ou arrecadação de gado. Quando ele conseguiu essa Kombi em um negócio, pensou que seria muito útil para o hospital. Falei na hora: com certeza, vamos doar. Já íamos a Umuarama, então passamos no hospital para ver de que forma seria mais útil para eles, talvez para uso direto ou como prêmio em uma campanha, por exemplo. Fizemos isso com muito carinho. Que essa doação seja muito útil e abençoada”, contou.

De acordo com o diretor geral da Uopeccan, José Ribeiro, a Kombi será destinada ao uso do Complexo, conforme as demandas das unidades. Ele mesmo foi até Francisco Alves para buscar o veículo e reforçou a importância da doação. “Foi uma contribuição fantástica. Fui pessoalmente receber o veículo e é emocionante ver como o carinho da família com o hospital permanece firme. Esse tipo de atitude nos motiva ainda mais a seguir com nossa missão.”

O vice-presidente da unidade de Umuarama, Wanderley Rosa, também se emocionou com a entrega. “Esse gesto de doação reflete, acima de tudo, o reconhecimento por um atendimento humanizado que atravessa gerações. E é justamente isso que mais prezamos: cuidar de pessoas com carinho e respeito, especialmente nos momentos em que elas estão mais fragilizadas.”

Exemplos como esse inspiram e nos lembram do quanto cada contribuição é valiosa. Com o apoio de pessoas generosas, como a família de dona Santina, é possível seguir cumprindo a missão da Uopeccan na dedicação pela vida.

 

Entrega do Clio em 2017.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.