Uopeccan é beneficiada pelo programa “Trem do Bem” da empresa Rumo

O grito de guerra “Foco no trem, que o resultado vem”, feito pelos colaboradores da Rumo Logística em Cascavel para simbolizar ética e responsabilidade, serviu de inspiração para nomear o projeto “Foco no bem, que o resultado vem”, integrante do programa Trem do Bem, que beneficia o Hospital do Câncer Uopeccan com R$ 10 mil para o desenvolvimento de atividades para os pacientes e acompanhantes na Casa de Apoio, em conjunto com a organização da LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer).

A ideia de beneficiar a Uopeccan partiu do programador de trens, que se tornou líder do projeto, Ronivon Faroni, após conhecer o trabalho da Instituição por ser uma referência no tratamento e cura contra o câncer. “A Rumo tem o projeto em toda a companhia e eu já trabalhava com trabalho voluntário em outra empresa onde atuei, quando conheci a Uopeccan, sugeri montarmos uma equipe para ajudar, visto a importância do trabalho de vocês”, detalha.

Além de Ronivon, mais 10 colaboradores abraçaram a causa, que estão colaborando com a Uopeccan desde o ano passado. Para este ano, serão 7 ações na Casa de Apoio e um passeio nas Cataratas do Iguaçu com o apoio deles.

No projeto enviado pela empresa, a equipe da Rumo agradece ao hospital pela parceria. “Sabemos o quão importante é levarmos o nome da empresa cada vez mais para a comunidade e também o bem que faz para nós mesmos, podermos ter a chance de estarmos inseridos como voluntários, através do apoio, levando alegria e contribuindo de diversas formas para que os pacientes tenham mais conforto durante o tratamento”.

De acordo com a Diretora da LFCC, Edna Saes Lazzarini, esse apoio financeiro é essencial para seguir com as confraternizações e momentos de distração para os pacientes. “A Uopeccan e a Legião Feminina de Combate ao Câncer agradecem imensamente o apoio que a Rumo nos oferta, com esse dinheiro podemos proporcionar diversas festas durante o ano para os pacientes, como Páscoa, Dia das Crianças, Natal, tudo isso é promovido por essa ajuda que a Rumo nos oferece”.

A última festa realizada pela LFCC contou com patrocínio da empresa Rumo.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio oferece 60 leitos para pacientes e seus acompanhantes, que não possuem condições de custear um hotel durante o período de tratamento, comprovado através de triagem feita pelo Serviço Social. No último ano, 1.888 pacientes e acompanhantes ficaram hospedados no espaço.

Em 2024, realizamos 488.226 atendimentos, em dados mais precisos, foram 159.811 consultas, 116.232 exames, 20.612 internamentos e pronto atendimento, 126.714 atendimentos multidisciplinares (nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, psicologia, fonoaudióloga), 34.445 radioterapias, 18.919 quimioterapias e 10.979 cirurgias. Além disso, o hospital é habilitado para fazer transplantes de fígado, 219 desde 2018, medula, 293 transplantes desde 2009 e em janeiro de 2025, realizamos os dois primeiros transplantes de rim. Quando falamos em números de refeições servidas pelo Complexo Hospital e Casa de Apoio, foram 391.551.