BOLETIM MÉDICO Nº 01/2017 – TRANSPLANTE DE FÍGADO

Aos onze minutos do dia 20 de setembro de 2017, houve a notificação de que um fígado compatível com um paciente do Hospital Uopeccan seria captado em Curitiba, pela equipe do Hospital Angelina Caron. Após todos os procedimentos de captação realizados, perto das 11 da manhã, o órgão deu entrada na Uopeccan e foi prontamente encaminhado para o Centro Cirúrgico, onde o paciente já aguardava pela cirurgia.

O paciente do gênero feminino, de 43 anos, reside num distrito de Nova Aurora/PR e foi encaminhado para transplante após diagnóstico de cirrose hepática grave. A doença comprometia o funcionamento do fígado e, por este motivo, o transplante era visto como alternativa de tratamento.

Às 11h46, a caixa com o fígado foi aberta e o órgão foi analisado pela equipe médica do Hospital Uopeccan, coordenada pelo doutor Luis Cesar Bredt. Após análise, às 11h56 foram feitas as primeiras incisões para abertura de cavidade abdominal. Enquanto parte da equipe trabalhava com a abertura da cavidade, o doutor Luis realizada o procedimento de perfusão do fígado do doador, que é a introdução de substância líquida no órgão por meio de injeção nos vasos sanguíneos. Perto das 12h30, o médico finalizou este processo e às 12h51 houve a liberação do fígado doador para transplante.

Com isso, às 13h30, o fígado da receptora começou a ser retirado. Esta etapa foi finalizada em cinco minutos e logo depois, às 13h40 começaram os procedimentos para colocar o fígado do doador na cavidade abdominal da paciente. A partir das 14h36, foi dado início à perfusão do fígado novo dentro do corpo da receptora. Nesta etapa do transplante, sangue é injetado nos vasos sanguíneos a fim de “conectar” o órgão à receptora.  Perto das 15h11, o anestesista doutor Otoniel Moreira informou que o quadro da paciente era estável, com transplante transcorrendo sem intercorrências e que a previsão era de que a cirurgia durasse, no mínimo, mais 2h30. Assim que a cirurgia foi finalizada, novo boletim será divulgado.

Esta foi a primeira vez que o transplante hepático foi realizado no Hospital Uopeccan. O credenciamento para que esse procedimento ocorresse foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 17 de julho, por meio da portaria nº 1.190.

Para responder aos questionamentos da imprensa de Cascavel e região, o Hospital Uopeccan vai conceder uma entrevista coletiva no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 08h30, no Centro de Estudos do Hospital Uopeccan (Rua Itaquatiaras, 769, Cascavel). Para mais informações, os telefones de contato são 45 2101-7402 ou 45 9 9964-4457.

 

Dr. Emerson Wander Silva Soares – Diretor Técnico CRM-PR 16235
Dr. Luis César Bredt – Diretor Clínico CRM 17348