Você sabe o que é a avaliação cardiológica pré-operatória?

Com a indicação cirúrgica é necessário avaliar o risco envolvido

A avaliação cardiológica pré-operatória é solicitada a pacientes que tem indicação de procedimento cirúrgico. Consiste em uma consulta com o cardiologista, em que se pretende estimar o risco cirúrgico e propor medidas para redução desse fato.

“O primeiro passo é obter a história médica completa e realizar um detalhado exame físico. Deve ser dada especial atenção para sintomas cardiorrespiratórios, como falta de ar, dor no peito, desmaio, além de ser perguntado sobre medicações em uso, antecedentes cirúrgicos, alergias a medicações ou anestesias e comorbidades que possam interferir no risco do tratamento”, explica a cardiologista do Hospital Uopeccan de Umuarama Dra. Priscila Megda João Job, (CRM 27419).

A avaliação normalmente é complementada com a realização de um eletrocardiograma para se afastar infarto, arritmias graves, disfunção miocárdica, além de exames de laboratório. Outros exames complementares podem ser solicitados a depender da avaliação clínica e complementar inicial.

“Ao final da avaliação, o médico cardiologista irá estratificar o paciente quanto ao seu risco perante o procedimento cirúrgico e irá propor medidas complementares ao cirurgião para minimizar a chance de complicações”, finaliza a médica.

 

Cardiologista Dra. Priscila Megda João Job, (CRM 27419)