Uopeccan rumo à expansão: nova Unidade Avançada e Unidade de Transplantes estão em andamento

Sempre pensando em oferecer condições melhores de atendimento para pacientes e seus acompanhantes, o Hospital do Câncer Uopeccan vive uma fase de expansão da sede em Cascavel, com a Unidade de Transplantes, e a inauguração de uma Unidade Avançada, para atendimentos ambulatoriais, em Medianeira. Além do planejamento para a construção de uma unidade em Toledo.

A Unidade de Transplantes terá 972,38m² de área a ser reformada e mais 3.692,12m² a ser construída. Ela será edificada onde hoje é o estacionamento dos médicos, na Rua Itaquatiaras, ao lado do hospital. O projeto contempla 5 andares, no térreo, será ampliado o ambulatório com 15 consultórios médicos e ampliação das áreas de espera. O setor de quimioterapia será readequado, com salas de curta e longa duração e uma área destinada exclusivamente para a oncopediatria. Também haverá um espaço específico para a oferta do café solidário, servido por voluntários no hospital para os pacientes e acompanhantes em espera.

Já no segundo piso, será ampliada a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. No terceiro e quarto andar serão alas de internamento, totalizando 46 leitos. Por fim, o quinto andar será um espaço destinado para ampliações no futuro.

Além disso, o espaço também beneficia o aprendizado, com um layout desenvolvido especialmente para receber residentes de cirurgia oncológica e oncologia clínica, que já fazem parte do dia a dia da instituição, o que representa um avanço em saúde não apenas para os pacientes do hospital, como para todo o estado.

Para a construção, o Governo do Estado destinou ao hospital R$ 17,4 milhões, recursos que contará com contrapartida do hospital. A liberação dos recursos foi assinada no fim de outubro. “É uma alegria imensa poder iniciar essa obra, que abrigará a unidade de transplantes de fígado, rim e pâncreas [que hoje, a Uopeccan busca o credenciamento], com um prazo de 12 meses de entrega para a comunidade de Cascavel, da região Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Oeste do Paraná e, por que não, para todo o Paraná e Brasil? Toda a diretoria está muito otimista e assim espero que a sociedade e a comunidade também estejam, recebendo o início desta obra, com 5 pavimentos”, afirma o Presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Kreuz. Hoje, 142 pessoas aguardam pelo transplante de fígado no Paraná, de acordo com o Sistema Estadual de Transplantes.

Em Medianeira, a Unidade Avançada, terá 578,25m², onde serão oferecidos atendimentos ambulatoriais, como consultas, biópsias, quimioterapias de curta e longa duração e serviços de mamografia. A previsão é que a unidade seja inaugurada ainda este ano, até o fim de dezembro, na Avenida Brasil, 3851, Parque Independência.

A disponibilização dos serviços nesta unidade é pensada naqueles pacientes que já são atendidos em Cascavel, mas que passam horas na estrada para um tratamento mais pontual e também naqueles que estão em fases inicias, de suspeita do câncer, e precisam ser encaminhados para um serviço especializado. “A unidade de Medianeira é essencial, porque os nossos pacientes poderão fazer os primeiros tratamentos, aplicações de quimioterapia, exames básicos, para que possamos ter mais agilidade e prevenção no trato contra o câncer, evitando que a doença se agrave”, ressalta o Presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan.

Ambos os projetos foram pensados para receber pacientes com ainda mais segurança, agilidade, de forma que beneficie a todos que são atendidos, oferecendo conforto, um espaço amplo de espera, alinhado ao propósito da instituição de dispor de um serviço de qualidade, com dedicação pela vida.

Doações e apoio da comunidade

Embora o Estado seja um parceiro relevante, toda a comunidade e empresários que apoiam a Uopeccan são importantes atores para que as novas unidades saiam do planejamento. Hoje, o hospital conta com diversos contribuintes que participam de campanhas promovidas pelo telemarketing, como ações entre amigos, e também pela captação de recursos.

Além disso, os valores arrecadados durante as campanhas são destinados para a manutenção dos serviços, compra de insumos, medicamentos e muito mais.

Transplantes oferecidos e credenciamentos

Desde 2017, o Hospital Uopeccan é um dos únicos do interior do estado apto a realizar o transplante de fígado. Além disso, o hospital oferece o transplante de medula óssea autólogo, quando o paciente é o próprio doador da medula.

Hoje, a Uopeccan busca o credenciamento para oferecer também à comunidade o transplante de rim e pâncreas, para que as pessoas que necessitarem do transplante, não tenham que se deslocar para outras cidades ou outros estados para a realização da cirurgia. “Logo estaremos aptos a fazer o transplante de rim e pâncreas, para que tenhamos um aumento na oferta desse trabalho, que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor, porque no fim, tudo isso é pensando no paciente”, finaliza o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan.