Uopeccan recebe brinquedoteca móvel do Programa Sicredi na Comunidade

Brincar. Essa pode parecer uma ação tão comum ao dia a dia de uma criança, mas, quando analisado o cenário oncológico hospitalar, nem sempre é possível colocá-la como uma prioridade, especialmente no caso de crianças que precisam ficar em isolamento no quarto devido a condição de saúde.

Pensando nisso, através do “Programa Sicredi na Comunidade”, a equipe da Cooperativa de Cascavel se reuniu para doar ao Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel uma brinquedoteca móvel. “Entendemos que cuidar de uma iniciativa local, pode gerar um impacto positivo, basta que essa iniciativa responda à necessidade real das pessoal que estão envolvidas naquela região. O que também nos mobilizou foi que o filho de uma colaboradora ficou internado e nós compramos um brinquedo para ele, a alegria foi certa. Com isso surgiu a ideia de levar distração e diversão com a brinquedoteca para as crianças que estão em isolamento e não podem sair do quarto”, explica a Gerente de Negócios do Sicredi Talita Ozanski do Nascimento.

Os psicólogos da Uopeccan de Cascavel, Claudecir Verli e Letícia de Oliveira, explicam que através da brincadeira, as crianças constroem o processo de aprendizagem, desenvolvem autonomia, reflexão, criatividade e capacidades físicas, como cognitivas, psicológicas, culturais e sociais. “As brincadeiras são de extrema importância para a infância e para a constituição do sujeito em suas diferentes fases. Durante o período do internamento, no qual inúmeros pensamentos e emoções se fazem presentes, podem ser expressos de diferentes formas. Assim, ludicidade pode ser um estímulo a fim de possibilitar organizar e canalizar angústia ou sofrimento, além de promover momentos de alegria, entretenimento, partilha e afeto”.

Como o recurso para a fabricação da brinquedoteca veio através do programa, todos os colaboradores contribuíram para colocar a ação em prática, com orçamentos para a fabricação e para a compra dos brinquedos. Além disso, eles fizeram visitas a hospitais para entender o dia a dia das crianças. Já a ideia de doar o brinquedo para a Uopeccan deu-se devido ao trabalho executado no hospital. “Em reunião com o Sr. Moacir Chiumento, coordenador de núcleo da nossa agência, surgiu a ideia de fazer a doação para a Uopeccan, por se tratar de um hospital que atende crianças em nossa cidade e por ter um atendimento que é voltado, em sua maioria, para famílias carentes”.

Presente na entrega, o Presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Kreuz, agradeceu a doação e destacou a importância dos parceiros para o hospital. “Quero parabenizar a todos, a equipe da marcenaria que produziu, a equipe do Sicredi, que são grandes companheiros de luta e parceria e todos nós ficamos emocionados em colocar esse brinquedo dentro do hospital”.

A brinquedoteca móvel tem 1,40m de altura e 70cm de profundidade e possui rodas, para ser transportada com facilidade. Ela é equipada com bonecas, carrinhos, livros, lápis, jogos, videogames, uma smart TV e fones de ouvido.