Uopeccan realiza cerimônia de prestação de contas da reforma da brinquedoteca

Uopeccan realiza cerimônia de agradecimento ao Lions Clube

A brinquedoteca é um espaço anexo a oncopediatria para que os pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Uopeccan de Cascavel não se esqueçam de como é viver como criança, apesar das adversidades da doença e do tratamento, auxiliando no desenvolvimento infantil.

Sendo este um importante espaço para as crianças e jovens em tratamento, em novembro do ano passado, o Lions Clube, contribuiu com o projeto de reforma da brinquedoteca. Esta, que foi construída em parceria com o Rotary Clube e a instituição.

Na tarde de ontem (19), a Uopeccan realizou uma cerimônia para prestação de contas e agradecimento aos 12 clubes que participaram do projeto.

O Presidente do Lions Clube Cascavel, explica como a instituição foi escolhida: “nós temos uma comissão de saúde, através da diretoria, que sempre procura o que tem necessidade no município e a Uopeccan possui uma necessidade para combater o câncer, para amenizar o sofrimento de crianças com essa doença”.

Também presente na cerimônia, o Governador do Distrito LD1, Carlos Antônio da Silva, destaca a importância da brinquedoteca: “o tratamento é difícil, a brinquedoteca faz amenizar a dor. Além disso, as pessoas envolvidas estão preparadas para aliviar esse sofrimento, trazer a dignidade humana, para que essa pessoa em tratamento tenha força, fé, de que tudo vai melhorar, por isso é muito importante essa reforma, desse espaço que a Uopeccan coloca à disposição das crianças”.

O presidente da Uopeccan, Leopoldo Nestor Furlan, também reforçou a importância do espaço: “faz uma grande diferença, agrega mais qualidade ao atendimento, para os pacientes em tratamento contra o câncer. E hoje o nosso agradecimento não é da diretoria, é de quem realmente precisa e sabe onde são aplicados esses recursos”.

Por fim, o presidente do Conselho Superior da Uopeccan, Ciro Antônio Kreuz, agradeceu pela doação e relembrou a importância dos parceiros. “É um gesto maravilhoso feito pelo Lions Clube, a instituição vive de doações, todos os meses precisamos arrecadar recursos para sobreviver”.

Clubes participantes

Lions Clube Cascavel; Lions Clube Coronel Vivida; Lions Clube Dois Vizinhos, Lions Clube Entre Rios; Lions Clube Foz Cataratas; Lions Clube Mangueirinha; Lions Clube Medianeira; Lions Clube Medianeira Parque Iguaçu; Lions Clube Santa Helena; Lions Clube São Miguel; Lions Clube Ubiratã e Lions Clube União Vitória.

Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SAREH

Na brinquedoteca é realizado o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH), um programa da Secretaria Estadual de Educação (SEED), que tem como objetivo assegurar o direito ao ensino aos alunos hospitalizados, proporcionando a continuidade do processo educativo formal.

De acordo com a pedagoga responsável pelo SAREH na Uopeccan de Cascavel, Aryadny Neubauer, o projeto é muito importante: “ele garante o conhecimento científico elaborado, de forma lúdica, com gamificações, porque os pacientes não podem escrever muito, forçar os olhos, por conta do tratamento”.

De setembro a dezembro de 2021, foram ofertados 1.254 atendimentos (aulas), com 50 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Para que seja possível atender um volume maior de alunos, por meio de ferramentas tecnológicas, a equipe do projeto pede a doação de notebooks.