Uopeccan: quitutes de Festa Junina alegram pacientes da Casa de Apoio

Desde o ano passado, as festas juninas passaram por uma reformulação por conta da pandemia do coronavírus, e estão sendo adaptadas de diversas formas. A tradicional celebração comemorada na Casa de Apoio da Uopeccan de Cascavel, neste ano ganhou um novo formato, não teve a celebração do casamento caipira, apresentações musicais e quadrilha, mas em compensação o lanche da tarde servido pelas colaboradoras da casa foi diferente com pipoca, canjica, bolo de fubá, torta salgada, quentão de suco de uva, pinhão e muita alegria.

A Uopeccan oferece todo o serviço de hotelaria na Casa de Apoio para os pacientes e acompanhantes de outras cidades, que precisam de um local para se hospedar durante o tratamento oncológico. Flávia Regina Henrique Bazani, 45 anos, que mora em Foz do Iguaçu, é uma dessas pessoas que fica longe da família ao decorrer da semana para tratar a doença.  “A saudade do meu esposo e filho é grande, mas preciso estar aqui por alguns meses. Apesar da distância, vejo tudo isso como um processo, nesse lugar me sinto acolhida. Hoje, o dia foi especial até dancei e comi o meu bolo preferido de fubá”, concluiu.

Há dois anos o padroeiro São João tirou uma folga, porém o paciente, Coradino Viechinki já está sentindo falta. “Deu até para matar um pouco da saudade das festas juninas antes da covid-19. Aproveitei para degustar as comidas típicas, que estavam deliciosas”.

Segundo a diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Iria Maria Garmatz, por conta do novo cenário só foi possível realizar um cardápio com quitutes juninos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, evitando aglomerações e garantindo a segurança de todos. “Apesar do momento que estamos vivenciando, essa ação é primordial para os pacientes oncológicos que estão em tratamento e os acompanhantes, a maioria deles moram em outros municípios e ficam longe de seus familiares e do aconchego de suas casas”, salientou Iria.

 

ASSISTENCIALISMO

Em 2020, foram servidos 15.339 cafés, 5.558 almoços e 4.794 jantas, sendo atendidos 1.213 pacientes e 555 acompanhantes. O local tem sala de TV, biblioteca, quartos com estrutura para acomodar 4 pessoas, salão de confraternização e jardim. Além disso, recreações são oferecidas para auxiliar no bem-estar do paciente, como jogos de bingos, baralho e ações que envolvem escolas e parceiros que abraçaram a causa.