Uopeccan promove agendamento de mamografias pela internet; saiba como funciona

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres brasileiras e, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de cura. A doença pode se apresentar de forma silenciosa no início e não apresentar nenhum sinal ou sintoma. No mês em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia, 5 de fevereiro, o Hospital do Câncer Uopeccan alerta sobre a importância da mamografia preventiva, ou de rastreamento.

Segundo o mastologista Emerson Wander Silva Soares, a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade. “A mamografia é o exame indicado para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Estudos demonstraram que a mamografia de rastreamento reduziu em 30% a mortalidade por câncer de mama”, orienta o médico.

Toda mulher deve estar atenta aos sinais do câncer de mama, pois essa doença pode se apresentar de várias formas.  O sinal mais comum é a presença de um nódulo palpável na mama. Entretanto, outros sintomas que devem ser levados em consideração são: inchaço e vermelhidão da mama, retração ou abaulamento da pele sobre a mama, dor, inversão do mamilo, presença de secreção sanguinolenta pelos mamilos e ínguas aumentadas nas axilas.

Neste mês a Uopeccan, que é referência no tratamento, diagnóstico e prevenção ao câncer, está incentivando as mulheres a partir de 40 anos realizar o agendamento de mamografia gratuito pelo site da instituição clique aqui.

De acordo com a gestora de serviço de saúde da Uopeccan de Cascavel Gladys Rodrigues, esse novo formato está disponível desde de outubro do ano passado no site da instituição, vem para trazer agilidade e praticidade. Buscando essas possibilidades de antecipar o cuidado com a saúde das mulheres, a Uopeccan disponibiliza o agendamento de mamografia sem sair de casa. Não é apenas no mês de outubro que a mulher deve fazer a mamografia, utilize o mês do seu aniversário como referência para repetir o exame, dê esse presente para você”, orienta.

Faça o seu agendamento de mamografia também pelos telefones:

(45) 2101-7015 ou (45) 2101-7112 – Cascavel

(44) 2031-0754 – Umuarama

 

Como é feita a mamografia?

Antes do procedimento, a mulher é convidada a se despir da cintura para cima e colocar um avental do hospital. Então seus seios serão radiografados, um de cada vez. Cada mama é radiografada duas vezes, uma vez de cima para baixo e outra de um lado para o outro. Isto aumenta a chance de se detectar lesões suspeitas. Para facilitar a avaliação do tecido mamário, uma enfermeira ou técnica comprime as mamas entre dois painéis no momento da radiografia, o que pode ser desconfortável ou doloroso, mas dura apenas alguns segundos. Se possível, evite agendar a mamografia logo antes ou durante o período menstrual, pois os seios são mais sensíveis nesse momento.

 

Programação

A Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) de Umuarama, no dia 5 de fevereiro estará na recepção principal e ambulatório do hospital realizando agendamento presencial de mamografia e orientações com a entrega de folders. Em Cascavel, não será realizado ações, somente a divulgação nas redes sociais enfatizando sobre a prevenção.