Uopeccan pede doações de dieta enteral

Objetivo é direcionar os donativos para pacientes continuarem dieta com sonda mesmo após a alta hospitalar

 

O Hospital Uopeccan lançou, nesta segunda-feira (15), uma campanha de arrecadação de dieta enteral. O objetivo é direcionar estes donativos para os pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca e precisam receber a alimentação por meio de uma sonda mesmo após a alta hospitalar. “Enquanto estão internados no Hospital, nossos pacientes recebem todos os cuidados com a dieta enteral diariamente, mas muitos recebem alta e continuam com a nutrição enteral em casa. Porém, pelo alto valor dessas dietas, alguns acabam não dando continuidade, aumentando o risco de complicações, internações e mortalidade”, introduz uma das nutricionistas do Hospital Uopeccan, Gisele Bazanezzi.

Sendo assim, as doações são extremamente importantes para darem a chance dos pacientes continuarem com esses cuidados nutricionais em casa. “A nutrição enteral visa oferecer tudo que uma pessoa necessita diariamente como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e água. Se a indicação para quem consegue se alimentar pela boca é de 5 a 7 refeições no dia, os pacientes de dieta enteral precisam ingerir os suplementos em quantidade similar. Mas cada caixa de 1L de dieta líquida costuma custar, em média, R$25,00. Considerando o consumo ideal para o paciente, seria necessário ter mais de uma caixa por dia, totalizando altos valores que, às vezes, os nossos pacientes não conseguem pagar”, pontua Gisele.

Dessa forma, com o objetivo de oportunizar a nutrição adequada mesmo após a alta hospitalar, o setor de Nutrição e Dietética da Uopeccan está solicitando as doações que podem ser tanto de dietas enterais líquidas quanto em pó. “Temos algumas opções líquidas como Isosource Soya 1,2kcal/ml, Novasource Senior 1,2kcal/ml, Nutri Enteral Soya 1,2kcal/ml, Nutri Enteral 1,2kcal/ml e Trophic Basic 1,2kcal/ml. Em pó, algumas das opções são Nutrison Soya 800g 1,2kcal/ml, Nutrison Soya Multi Fiber 800g 1,2kcal/ml, Nutri Enteral Soya 800g 1,2kcal/ml, Trophic Basic 800g 1,5kcal/ml e Nutren 400g 1,0kcal/ml”, enumera a nutricionista hospitalar. Essas e outras opções são encontradas para comercialização em farmácias. Para realizar a doação ao Hospital, é importante se atentar a data de validade do produto e, depois, entregar no Núcleo Solidário (Rua Potiguaras, nº 880, bairro Santo Onofre, Cascavel/PR). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 45 2101-7062.

Os donativos serão revertidos para os pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca e precisam receber a alimentação por meio de uma sonda mesmo após a alta hospitalar

 

Exemplos de Dieta Enteral que são fornecidas para os pacientes no Hospital