Uopeccan de Umuarama inaugura centro de especialidades e serviço hemodinâmica

Para comemorar o mês de aniversário do Hospital do Câncer Uopeccan de Umuarama, foi inaugurado ontem (16), o Serviço de Cardiologia e do Centro de Especialidades, que irão proporcionar um acesso facilitado para a população a procedimentos de diagnósticos e terapêuticos. De acordo com o médico cardiologista intervencionista, Dr. Evandro Luis Queiroz Flores, essa nova modalidade irá evitar o deslocamento dos pacientes para outros municípios, oferecendo um atendimento mais rápido.

“Agora os pacientes terão acesso aos serviços de urgência (tratamento do infarto agudo do miocárdio e do acidente vascular isquêmico), com procedimentos do mais alto nível e complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista e cirurgia endovascular, como por exemplo quimioembolização de tumores hepáticos. Dessa forma, permitirá que a população possa se beneficiar com tratamento de excelência sem precisar sair da região”, enfatiza o médico Evandro.

Dentre as especialidades ofertadas, é retomado a cirurgia bariátrica particular e convênios após a pandemia da Covid-19. O procedimento é indicado para aqueles com índice de massa corporal (IMC) acima de 35 e que tenham doenças associadas, como pressão alta, diabetes, e gordura no fígado, ou quando o IMC é maior que 40, independentemente de ter ou não doenças. Nesses casos a cirurgia bariátrica é o tratamento com melhores resultados para obesidade.

“Ter um serviço habilitado desse porte é fundamental. A obesidade é uma doença crônica, grave que traz consequências severas aos pacientes que pode gerar inclusive o câncer, diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras. Os últimos levantamentos do IBGE demonstram que 25% da população tem obesidade e pelo menos 1% desses pacientes tem indicação de cirurgia. Assim como no câncer, temos tratamentos que são melhor indicados dependendo do grau da doença. A cirurgia bariátrica é a melhor opção de tratamento para os casos mais avançados de obesidade”, ressalta o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Fabio Augusto Carvalho.

O Diretor da Uopeccan, Wanderley Rosa, destacou que o objetivo do hospital é prestar a melhor assistência possível aos pacientes. “É uma satisfação para nós colocar em prática mais um novo projeto, além da oncologia, a cada dia buscamos por inovação nas demais especialidades. Com isso, afirmamos o nosso compromisso de servir a comunidade do Noroeste do Paraná. Contamos com o apoio da equipe multiprofissional altamente preparada para atendimento complexo e estrutura com equipamentos de última geração para atender mais de mil pacientes ao dia”.

 

Humanização

As instalações, são dedicadas ao atendimento de pacientes de planos de saúde e particulares e reúnem um novo pronto atendimento, com 10 consultórios no Centro de Especialidades e 1 no Serviço de Hemodinâmica. Além do quadro de especialistas que foi montado para atender as novas áreas, a estrutura física foi moldada e novos equipamentos foram incorporados para ofertar um gama maior de atendimentos, consolidando cada vez mais a Uopeccan como referência para Umuarama e toda região noroeste do Paraná.

O Centro de Especialidades foi projetado com cores que, somadas as práticas assistenciais, visam a induzir o relaxamento e acolher de forma confortável.  “O visual traz conforto e amor ao ambiente, transmitindo leveza aos pacientes durante as consultas. Utilizei as faixas que já estavam feitas no local e aproveitei para dar esse efeito dentro e fora, como se fosse um muro onde a vegetação passa por cima, hora não, assim consegui um movimento e volume maior no desenvolvimento da arte”, disse Marcela Amaro, idealizadora do projeto.

 

Unimed

No mês passado, a Uopeccan formalizou a parceria para atendimentos as diversas especialidades, endocrinologia, ortopedia, urologia, entre muitas outras, com o plano de saúde Unimed. A iniciativa objetiva trazer acesso para os usuários da Unimed à um atendimento ofertado em uma estrutura moderna e capaz de atender ao anseio da população assistida pelo plano.