Uopeccan celebra mais de 2,6 milhões de atendimentos em 30 anos de história

No mês de junho, dia 12, o Hospital do Câncer Uopeccan completa trinta anos de dedicação pela vida. Com o principal objetivo de oferecer atendimento médico-hospitalar de qualidade, de forma humanizada e segura promovendo a geração de conhecimento por meio do Estudo e da Pesquisa. Durante essa trajetória foram realizados, mais de 2,6 milhões atendimentos, 110 mil internações e 90 mil cirurgias. Diariamente a instituição atende 800 pessoas por dia, de Cascavel, região oeste, noroeste, centro-oeste e sudoeste do Paraná. A nossa história só foi possível com a iniciativa de um grupo de rotarianos, entre eles, Antoninho Ricardo Sabbi, que participou de um curso no hospital do câncer, em Paris. “Durante a viagem tive contato com diversas pessoas, observando a forma que a entidade trabalhava em prol de seus pacientes, despertou em mim, a vontade de colocar em prática esse projeto em Cascavel”, destacou o idealizador e fundador da Uopeccan, Sabbi.

No dia 12 de junho de 1991, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer nascia e, caminhava para se tornar um Centro de Excelência em Oncologia. Antoninho Sabbi, além de ser o precursor, foi o primeiro presidente da instituição no ano de 1991 a 1993. “Houve momentos difíceis, no entanto com ajuda dos rotarianos, empresários, médicos e a comunidade, conseguimos levar adiante o propósito de oferecer atendimento oncológico à sociedade. Hoje, a Uopeccan não é mais uma plantinha frágil, mas uma árvore carregada de frutos, cujo as tempestades a fizeram crescer e criar raízes profundas”, afirmou Antoninho.

De acordo com o presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan, a trajetória da entidade teve a contribuição da população, que até hoje ajudam manter o hospital através das doações. “Somos uma grande família, e essa comemoração de 30 anos dedicamos para aqueles que fazem parte dessa história de luta e amor ao próximo. Todo esse crescimento é graças ao empenho de cada pessoa que abraçou e somou forças para sermos referência no tratamento oncológico de qualidade”, enaltece Furlan.

“É uma honra fazer parte da fundação da Uopeccan e ter a oportunidade de acompanhar até hoje sua evolução, isso nos deixa orgulhosos. Não poderia deixar de parabenizar, aqueles que ajudam todos os dias através do seu trabalho com dedicação e empatia, os fundadores, colaboradores, rotarianos, legionárias, equipe multidisciplinar, pacientes e a comunidade em geral”, ressaltou o presidente do Conselho Superior, Ciro Kreuz.

Atualmente contamos com 610 colaboradores e 110 médicos, alguns desses profissionais começaram sua carreira profissional na instituição e continuam até hoje, como é o caso da Adriana Maria Ames, que iniciou o seu primeiro estágio no dia 19 de janeiro de 1988, quando tinha 18 anos.  “Éramos em torno de dez funcionários, incluindo os médicos radioterapeutas. A Uopeccan foi expandindo os atendimentos e em parceria com o Hospital Regional, que cedeu um espaço para iniciar os seus atendimentos no ambulatório, com consultas e procedimentos diagnósticos, onde eu trabalhei na recepção”. Depois de 5 anos trabalhando como recepcionista, Adriana foi promovida para trabalhar no setor de faturamento, como faturista. “Hoje a Uopeccan é esse complexo hospitalar, e agora sou a coordenadora da equipe de faturamento hospitalar, com uma trajetória de 23 anos junto desta Instituição. Sou grata pelo acolhimento e as experiências que adquiri com o tempo nesse lugar”, finaliza Adriana.

Há 20 anos, Marines de Fatima Correa de Siqueira dedica seu amor pela enfermagem na Uopeccan. “No início tinha poucos funcionários, minha matrícula era a 51. Os atendimentos ocorriam na ala F1 no HU, sendo uma sala somente para atender os pacientes”, completou a técnica de enfermagem.

 

INSTALAÇÕES

A Matriz da Uopeccan de Cascavel conta com 104 leitos adultos e 8 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tendo como principal objetivo a prevenção, diagnóstico e o tratamento. O hospital tem 5 salas de Centro Cirúrgico, com profissionais capacitados para atender qualquer tipo de cirurgia de urgência e emergência relacionadas à oncologia.  A instituição possui uma estrutura para o tratamento de pacientes infantojuvenil, na ala da Oncopediatria, com 11 leitos e 2 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrico. Além de realizar atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecemos assistência particular e com Operadoras de Plano de Saúde. “Para mim é um privilégio ter contribuído com o crescimento desse hospital, que se tornou referência da prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente com câncer. A Uopeccan vem acompanhando toda evolução que a medicina traz, proporcionando assim aos pacientes qualidade e segurança por meio dos seus atendimentos’, destacou o cirurgião oncológico, que trabalha na unidade desde 2005, Dr. Hildebrando Massahiro Nagai.

Somos a única instituição do interior do Paraná, credenciada a realizar transplantes de TMO Autólogo (Transplante de Medula Óssea) e transplante de fígado. Desde setembro de 2009, até o momento foram realizados 241 Transplantes de Medula Óssea e 148 Transplantes de Fígado. “O grande diferencial da Uopeccan, que ela não se acomodou devido suas limitações no início da fundação. A cada dia que passa vem buscando melhorias na prestação de serviço, sendo assim uma assistência médica fundamental para pacientes de diversos municípios”, enfatizou um dos primeiros médicos, o médico intensivista, Dr. Péricles Almeida Delfino Duarte.

Desde abril de 2000, a Uopeccan oferece todo o serviço de hotelaria na Casa de Apoio para os pacientes e acompanhantes de outras cidades, que precisam de um local para se hospedar durante o tratamento oncológico. Em 2020, foram servidos 15.339 cafés, 5.558 almoços e 4.794 jantas, sendo atendidos 1.213 pacientes e 555 acompanhantes. O local tem sala de TV, biblioteca, quartos com estrutura para acomodar 4 pessoas, salão de confraternização e jardins. Além disso, recreações são oferecidas para auxiliar no bem-estar do paciente, como jogos de bingos, baralho e ações que envolvem escolas e parceiros que abraçaram a causa.

FILIAL

A Uopeccan de Umuarama iniciou em 15 de janeiro de 2010, o que culminou com sua inauguração 4 de março de 2016, muitos foram os avanços, a entidade atende toda a macrorregião que engloba mais de 80 municípios, não apenas na oncologia, mas também nas demais especialidades habilitadas. Hoje além do tratamento de prevenção e cura do câncer, somos referência para o tratamento da covid-19. Um dos marcos históricos para o hospital foi a definição da unidade em março de 2020, como uma das referências estaduais no acolhimento e atendimento a paciente suspeitos ou confirmados da Covid-19.

VOLUNTARIADO

Contamos com mais de 700 voluntários entre as Unidades de Cascavel e Umuarama que dedicam seu tempo aos pacientes em tratamento. Para capacitar esses voluntários, a Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) trabalha para desenvolver e orientar os trabalhos desempenhados na entidade. Além de auxiliar os pacientes com diversos recursos para lidarem melhor com a autoimagem, seja através de técnicas; de como usar os lenços, perucas, campanhas, trocas de experiências, momentos de interação e integração que trazem esperança e um novo olhar para si e os outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Uopeccan necessita da contribuição da comunidade para que o trabalho iniciado em 1991, possa continuar oferecendo assistência e suporte social. Faça parte dessa grande festa, doando através:

PIX: 81.270.548/0001-53

 

Banco Itaú

Agência: 3946/ Conta Corrente: 00726-1

CNPJ: 81.270.548/0001-53

 

Banco do Brasil

Agência: 3508-4/ Conta Corrente: 6878-0

CNPJ: 81.270.548/0001-53

Agradecemos todos os apoiadores, empresários, políticos, voluntários, colaboradores e a comunidade em geral, pelas contribuições.