SND da Uopeccan inicia produção de doces para serem entregues no Dia da Páscoa

A Páscoa é uma data para celebrar a união, a solidariedade e a alegria, para aqueles que estão em tratamento hospitalar e trabalhando, esse momento, muitas vezes não pode ser celebrado em família. Por isso, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Uopeccan de Cascavel juntamente com o acadêmico de gastronomia, iniciarão a produção de mais de 200 pacotes com cri cri (amendoim açucarado) que serão entregues aos colaboradores e pacientes e ainda produzirão kits com ovos de páscoa para as crianças internadas no próximo domingo (04).

Saulo Gabriel Tonet fez estágio em gastronomia na instituição e ajudou de forma voluntária na produção dos doces, ele conta como foi a experiência. “Foi uma oportunidade de aprendizado e crescimento. O que eu aprendi durante esse período não se encontra nos livros da faculdade ou em qualquer outro lugar. Hoje percebo que o único ingrediente que pode ser usado sem medida certa numa cozinha é o amor, e foi justamente isso que eu encontrei na Uopeccan”.

Segundo a nutricionista Bruna de Lima, devido ao período que estamos enfrentando com a pandemia da covid-19, um gesto de amor ao próximo faz toda diferença, principalmente para aqueles que estão na linha de frente. “Por se tratar de uma data simbólica para muitos, pensamos em ofertar um agrado tanto para quem estiver internado, quanto para quem estiver trabalhando. É importante proporcionar uma lembrança gostosa e uma feliz páscoa, no dia em que é celebrado a ressurreição de Jesus. Além disso, essas ações só vêm a acrescentar no processo de humanização na saúde, especialmente no ambiente hospitalar”, salienta a nutricionista.

Os “mimos” que estão sendo preparados com tanto amor e carinho pela equipe do hospital, além de serem sobremesas deliciosas trazem benefícios para saúde quando ingeridas dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, como explica a nutricionista, Dayene Monsores. “O amendoim é uma oleaginosa rica em nutrientes, fibras e gorduras insaturadas. A casca possui maior percentual de fibra (19%), das quais, 25% são compostas por fibras solúveis. Ele também contém compostos antioxidantes, o que faz dele um potencial fator de proteção contra doenças cardiovasculares. Já o chocolate quando consumido com moderação estimula a liberação de neurotransmissores que proporcionam bem-estar e bom humor”.

 

Confira a receita do Cri cri:

500 g de amendoim

2 xícaras de açúcar mascavo

2 xícaras de água

Modo de preparo:

Adicione o amendoim a água e o açúcar em uma panela em fogo alto.

Mexa de vez em quando até que toda a água evapore e o amendoim comece a caramelizar.

Depois que a água sumir totalmente, o doce estará pronto. É só se deliciar.