Simpósio de Radioterapia: Uopeccan apresenta palestrante do Canadá

O evento realizado em parceria com a VARIAN reuniu cerca de 60 profissionais

Na noite desta terça-feira (26/03), o serviço de radioterapia do Hospital do Câncer Uopeccan, recebeu mais de 60 profissionais ligados direta ou indiretamente com pacientes oncológicos, para o Segundo Simpósio de Radioterapia da Instituição, no módulo cabeça e pescoço. O evento foi realizado em parceria com a VARIAN, que é fornecedora dos equipamentos de alta tecnologia que são utilizados no tratamento para pacientes com câncer da Uopeccan.

O primeiro workshop deu início logo após a recepção dos convidados, com o palestrante Jean Dela Giustina, que é responsável pelo departamento de Buco-Maxilo da Uopeccan. Os assuntos tratados foram relacionados ao impacto da alta tecnologia na rotina de pacientes Boco-Maxilo. Imagens reais, assuntos vividos diariamente foram discutidos durante a primeira apresentação da noite.

A dra. Vanessa Ishisato juntamente com o físico médico Gustavo Simonetti, de Cascavel, foram os responsáveis pela organização do evento, juntamente com a equipe da VARIAN e Backstage Eventos. Para ela, o evento é importante para que novas tecnologias possam ser apresentadas aos profissionais que lidam diretamente com pacientes oncológicos. “O intuito foi reunir os profissionais para que possam estar por dentro dos novos meios de tratamento dentro da radioterapia de alta tecnologia”, ressalta.

Como os assuntos tratados nos workshops são relacionados a cabeça e pescoço, foi um evento fechado apenas para profissionais da área. Oncologistas clínicos, cirúrgicos, otorrinolaringologistas, dentistas e boco-maxilos estiveram presentes no Simpósio.

O dr. Hildebrando Nagai foi um dos palestrantes da noite, ele que faz parte do corpo clínico da Uopeccan desde 2005. “Esse Simpósio fala do papel da radioterapia no dia a dia do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço. A radioterapia é uma arma terapêutica muito importante e que ajuda no sucesso do tratamento de câncer nesta área”, ressalta o cirurgião oncológico.

Outros especialistas também apresentaram assuntos envolvendo pacientes oncológicos e a importância da radioterapia no tratamento da doença. Os palestrantes foram: Dr. Jean Dela Giustina, Dr. Hildebrando Nagai, Gr. Geser Soares e Fábio Cury.

No mês de março o Hospital do Câncer Uopeccan chegou ao número superior a mil pacientes atendidos no serviço de radioterapia de alta tecnologia da Instituição. Os equipamentos utilizados são fabricados pela empresa VARIAN, que atuou na parceria com o local escolhido para receber os convidados do II Simpósio de Radioterapia. “O Lumberjack foi patrocinado pela VARIAN, tanto o espaço quanto a alimentação, a Uopeccan se preocupou com os convites e organização do evento”, explica Kelyn Aires, gerente de assuntos institucionais da Uopeccan.

A VARIAN também foi uma das responsáveis pela vinda do dr. Fabio Cury, que hoje atua em Montreal no Canadá. É a segunda vez que o profissional vem a Cascavel para participar de um evento promovido pela Uopeccan. “Além de trazer para o Brasil o que há de tecnologia lá fora, as palestras são bem recebidas, inclusive a questão de trabalho multidisciplinar e da aproximação e o cuidado com o paciente. Isso serve para aproximar também a equipe e levar o melhor tratamento de alta tecnologia”, ressalta Cury.

A equipe da Uopeccan de Umuarama também esteve presente, prestigiando o evento. Pedro Iwai, é físico médico na unidade do Noroeste e para ele essas palestras são importantes para que todos possam estar atentos aos novos meios de tratamento em radioterapia. “A visibilidade que nós temos também é importante, porque nesses eventos a Uopeccan mostra o que ela tem de alta tecnologia, a qualidade dos profissionais que trabalham diretamente com esses procedimentos”, afirma.

Além dos profissionais envolvidos na área de cabeça e pescoço, o Presidente da Uopeccan. Leopoldo Nestor Furlan, juntamente com o Diretor, Ciro Antonio Kreuz prestigiaram os workshops ao lado dos gerentes Kelyn Aires, Fábio Costa, Gladys Rodrigues, Luciano Maldonado, além da equipe de Umuarama, Debora Caus e o Diretor Wanderley Rosa.

Dr. Jean Dela Giustina

Dr. Hildebrando Nagai

Dr. Geser Soares

Dr. Fábio Cury

Equipe de churrasqueiros Lumberjack