Semana da Enfermagem movimenta Uopeccan

Foram várias atividades desenvolvidas para os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem no Hospital Uopeccan de Umuarama

A semana de enfermagem é celebrada no mês de maio, do dia 12/05, que é o dia do Enfermeiro, ao dia 20/05, que é o dia do auxiliar e técnico de enfermagem. Neste ano, a Uopeccan de Umuarama desenvolveu algumas atividades nesse período, visando promover o desenvolvimento técnico-científico da profissão, bem como estimular a valorização da enfermagem.

As atividades tiveram início na quarta-feira (10), com uma Missa de ação de graças pela enfermagem, celebrada na capela anexa ao hospital. A celebração foi um momento de agradecimento pelo trabalho e dedicação às vidas que passam pelo hospital diariamente.

No dia 12/05, foram várias atividades, pela manhã, acadêmicos de enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR, coordenados pela enfermeira Eleuza Mendonça, disponibilizaram exames e orientações de saúde para os profissionais, pacientes e voluntários.

Ainda pela manhã, os profissionais de enfermagem puderam atualizar seus conhecimentos sobre o Prevenção e tratamento de lesões de pele o e cuidado com ostomias, com um treinamento ministrado pela enfermeira Ms. Aline Rissato Piekarski, Estomaterapeuta Assessora Técnica da empresa ConvaTec, que demonstrou também as novas tecnologias no tratamento dos mais diversos tipos de feridas.

Já na tarde do dia 12, a Uopeccan de Umuarama recebeu duas visitas importantíssimas para equipe de enfermagem – A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem – COREN-PR, Sra. Simone Peruzzo e a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN – PR, Sra. Denise Faucz Kletemberg, ambas enfermeiras. “Elas enriqueceram muito a Semana de Enfermagem da Uopeccan com os temas abordados em suas falas – A Presidente do COREN nos reforçou o perfil do profissional da enfermagem a nível nacional e especialmente no estado do Paraná e abordou o tema da valorização da profissão, fez um resgate histórico citando as precursoras da Enfermagem, como Florence Nightingale e a inserção do caráter científico da profissão”, avaliou a Supervisora de Enfermagem, Érica Riedlinger. “Já a Presidente da ABEN – PR nos falou sobre as boas práticas de enfermagem, sobre a avaliação e aprimoramento das práticas desenvolvidas nos diversos campos de atuação profissional e sobre a essência do ‘ser enfermagem’”, explicou a profissional.

No dia 18 a enfermeira Érica Riedlinger apresentou o Planejamento Estratégico da enfermagem a ser trabalhado no período de maio de 2017 à maio de 2018 – com as propostas a serem incluídas nos cadernos de metas que serão distribuídos individualmente para cada membro da equipe.

Nos dias 18 e 19/05 os enfermeiros da Uopeccan Umuarama ainda preparam uma surpresa para os técnicos e auxiliares de enfermagem. Organizaram em cada turno de trabalho um café, trouxeram lanches especiais para servir no refeitório em sinal de agradecimento pela garra e determinação de seus trabalhos e buscando reforçar os laços entre a equipe. E como encerramento, no dia 19/05, o serviço de auditoria de contas realizou um treinamento à respeito de registros de enfermagem no prontuário. Na ocasião, a instituição contou com a participação de uma equipe de auditores da 12ª Regional de Saúde para enriquecer o treinamento.