Reduz 73% das arrecadações de notas fiscais na Uopeccan durante pandemia da covid-19

O Hospital do Câncer Uopeccan é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que participa do programa Nota Paraná para garantir recursos para manutenção do complexo hospitalar. Nos últimos meses houve redução de 73% nas arrecadações das notas fiscais. No mês de janeiro foi arrecadado entre as duas unidades de Cascavel e Umuarama R$ 88 mil, em junho totalizou quase R$ 23 mil.

A instituição conta com um grupo formado de 110 voluntários nas duas unidades que trabalham no lançamento das notas, destes no momento 13 pessoas continuam ativas. Devido ao novo cenário, o trabalho dos voluntários precisou de adequações por se tratarem de pessoas que estão no grupo de risco, na maioria dos casos aposentados. Surgiu então a ideia de realizar o lançamento no sistema home office para aqueles que pertencem a esse grupo. Hoje em média 5 pessoas trabalham na sala da captação, conforme a disponibilidade de cada um e 8 em casa, respeitando as orientações da Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde. “O lançamento de notas em home office é feito através de leitores de código de barras que a Uopeccan fornece, é possível também realizar o lançamento pelo aplicativo do nota Paraná no celular”, explica a Supervisora da Captação de Recursos, Neusira Sanga.

De acordo com a Neusira, a redução expressiva na arrecadação das notas ocorreu em razão aos decretos do fechamento dos comércios, que atingiu a situação econômica do país e a suspensão dos sorteios mensais que ocorrem a cada mês. “É importante que quando o contribuinte opta por não colocar o seu CPF na nota fiscal, ele doe para Uopeccan. Por meio desse processo de recolhimento das notas é possível a instituição participar de sorteios mensais para receber esses recursos para manutenção e conservação do hospital”.

O programa Nota Paraná traz benefícios por parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado pelas notas fiscais sem CPF, sendo destinados diretamente para as contas das instituições e ajudam a driblar a queda nas doações voluntárias que afetou a arrecadação alusivo a pandemia.

 

Como ajudar a Uopeccan através da nota fiscal?

– Deposite sua nota fiscal nas urnas disponibilizadas nos comércios de Cascavel, Umuarama e região.

– Cuidado com o prazo. A nota fiscal/cupom tem validade até o último dia do mês seguinte, após a data da compra.

– Pessoa jurídica pode ser um ponto de coleta para notas fiscais. Entre em contato pelos telefones: (45) 2101-7025 ou (44) 2031- 0781.