Profissionais da Saúde da Uopeccan de Cascavel começam a ser vacinados contra a covid-19

Depois de 10 meses enfrentando a covid-19, os profissionais da saúde do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, que atuam na linha de frente de combate à doença começaram a ser imunizados.  A vacinação iniciou nesta sexta-feira (22), cerca de 133 doses de vacinas foram trazidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (SESAU). A abertura foi marcada com aplausos, lágrimas de felicidade e esperança. A enfermeira Vanessa da Silva Aless, há dois anos atua na Uopeccan e teve a honra de ser a primeira da fila ser vacinada. “Esse momento foi muito esperado e aguardado por todos nós. É um início de uma nova caminhada, sou grata pela instituição por valorizarem o trabalho da enfermagem”, destaca a profissional da saúde da ala covid.

Vanessa conta emocionada que depois de ser imunizada, um filme passou em sua cabeça dos momentos já vivenciados nessa trajetória. “Hoje foi o dia de relembrar os desafios que enfrentamos durante o caminho, vivenciamos perdas juntamente com familiares, mas tivemos muitas vitórias com os pacientes que venceram a doença. É isso que nos traz felicidade, conseguir ver que tudo valeu apena”, conta a enfermeira.

Karen Camila de Barros, técnica de enfermagem, foi a segunda que recebeu a vacina, ela conta que nesses quase 10 anos trabalhando na Uopeccan, esse dia será para sempre lembrado, como uma data que a esperança chegou. “É muito gratificante fazer parte da atuação da linha de frente do combate da covid-19 e ainda ser imunizada, passamos por momentos difíceis e hoje podemos comemorar mais essa etapa vencida com todos os profissionais de saúde”.

De acordo com a Marisa Cristina Preifz Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Uopeccan, o hospital passou por uma restruturação para atender a demanda de casos suspeitos e confirmados da covid-19. “O ambiente hospitalar precisou ser adaptado com uma ala covid para atender os pacientes oncológicos pediátricos e adultos, ainda estamos em constante adequação do setor e da estrutura para oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes. Acompanhar o processo desse dia histórico é muito importante para todos da instituição, pois é um misto de sentimentos de alegria e felicidade e logo todos serão vacinados”, diz.

Sobre a Uopeccan

O Hospital do Câncer de Cascavel teve início no ano de 1991 e ao longo dos anos de dedicação se tornou o Centro de Excelência em Oncologia. Hoje, é referência sul-americana em estudos e tratamentos contra o câncer, realiza transplantes de fígado e medula óssea. Além de oferecer atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Uopeccan oferece assistência particular e com Operadoras de Plano de Saúde.