Pônei leva alegria e diversão a crianças com câncer na Uopeccan

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital do Câncer Uopeccan receberão nesta terça-feira (23), a visita ilustre do pônei da Cavalaria da Policia Militar de Cascavel, Gigante, no jardim da Casa de Apoio. De acordo com a diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) Iria Maria Garmatz, a programação especial é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. “Essa ação diferenciada proporciona aos pacientes uma melhora emocional e psicológica, auxiliando de forma positiva no tratamento. Além da visita do Gigante, foi preparado um lanche delicioso pela equipe da nutrição do hospital, com pão de queijo, sanduíches, bolo, suco e salada de frutas”, destacou.

Alguns pacientes chegam mais tímidos e com medo, já outros são corajosos, como o caso do João Miguel de Mello, de 2 anos, que passeou várias vezes montado no cavalinho. “É uma alegria ver o sorriso do meu filho, ele gosta de cavalos e hoje teve a oportunidade de brincar com o pônei”, ressaltou mãe do João, Nathielly Mello.

A sargento da Cavalaria da Polícia Militar, Alice Hennig, explica que o contato com os animais funciona como uma terapia, melhorando os aspectos sociais, físicos e cognitivos dos pacientes.  “Por intermédio desse trabalho conseguimos proporcionar um ambiente mais leve e alegre para os pequenos, sabemos que durante esse período, eles precisam construir memórias boas e afetivas. Gigante é dócil e adora crianças, para comemorar essa data veio até fantasiado de unicórnio”, contou Alice.

Para paciente, Alice dos Santos, 6 anos, o Dia Nacional de Combate ao Câncer do Infantojuvenil jamais será esquecido por ter sido comemorado em dose dupla, ela finalizou o tratamento e tocou o sino da vitória, e ainda conheceu o pônei da cavalaria. “Eu amo pônei, gostei muito de passear, foi divertido”, diz Alice.

A Uopeccan é referência nacional na área de oncopediatria, sendo o único centro de tratamento de câncer infantojuvenil na região Oeste e Sudoeste do Paraná. “Hoje é um dia de conscientização, o câncer  apesar de ser uma doença rara em crianças e adolescentes, ele existe, e como não podemos prevenir, nossa missão é diagnosticar precocemente, o diagnóstico precoce salva vidas”, enfatizou a médica oncologista pediátrica, Carmem Fiori.