Pesquisa realizada na UOPECCAN revela novos aspectos da anatomia da axila

“Variações anatômicas da axila” é o título da pesquisa realizada na UOPECCAN e recentemente publicada na revista Breast Cancer Collection SpringerPlus que descreve detalhes ainda inéditos na literatura médica sobre a anatomia da axila.

Este estudo foi coordenado pelo médico-cirurgião oncológico e mastologista Dr. Emerson Wander Silva Soares, membro do corpo clínico da UOPECCAN e professor do curso de Medicina da Unioeste.

A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unioeste, avaliou a anatomia axilar de 100 pacientes com câncer de mama, submetidas à dissecção dos linfonodos axilares como parte do tratamento cirúrgico, em busca de eventuais variações da anatomia desta região anatômica.

Segundo o Dr. Emerson, a pesquisa teve uma metodologia inovadora e dinâmica, uma vez que a anatomia da axila dissecada foi registrada por meio de filmagem.

Conforme explica o Dr. Emerson, foi constada uma ampla variação da anatomia, envolvendo vasos e nervos localizados na axila. “Os resultados deste estudo interessam diretamente aos alunos e profissionais da área de saúde, pois podem ajudar na realização de cirurgias mais conservadoras e com menor risco de sequelas às pacientes com câncer de mama”, justifica.

A versão eletrônica da pesquisa completa pode ser acessada online em:
http://www.springerplus.com/content/3/1/306

O vídeo que acompanha a pesquisa (Material Suplementar) também pode ser encontrado em:
https://www.youtube.com/watch?v=mRZTRRMiUXM.