Pacientes em tratamento do câncer na UOPECCAN recebem atendimento escolar dentro do hospital

Desde 2012, o Hospital do Câncer de Cascavel- UOPECCAN, conta com um serviço muito especial que tem feito a diferença na vida escolar de crianças e adolescentes com câncer. Trata-se do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar, mais conhecido como SAREH, projeto que oportuniza pacientes infantojuvenis à darem continuidade nos estudos enquanto realizam tratamento.

O SAREH funciona como apoio educacional aos alunos que estão impossibilitados de frequentar a escola devido à internação hospitalar ou tratamento de saúde. Acompanha os alunos na área de linguagem, exatas e humanas, através de um pedagogo e três professores do quadro do magistério, que realizam atendimento hospitalar. Para a professora Leila Adriana Virtuoso é gratificante ver o esforço dos alunos em meio à dificuldade da doença. “Como professora acredito que é possível promover uma educação de qualidade que atenda as diversas necessidades dos alunos que se encontram hospitalizados e impossibilitados de freqüentar a escola regularmente. Os alunos que participam das aulas e práticas educativas, sentem-se mais motivados e entusiasmados a ler, escrever, aprender mesmo durante o internamento”, conta Leila.

Quando um paciente inicia o tratamento, a equipe do SAREH aplica uma avaliação para saber em qual nível escolar a criança e/ou adolescente está, quais seus pontos fortes de aprendizagem e suas dificuldades, para que todas essas questões possam ser trabalhadas em conjunto da melhor maneira possível. Para o presidente da UOPECCAN – Ciro Antonio Kreuz, o SAREH veio para somar e complementar o atendimento prestado pelo hospital. “O projeto é muito positivo e nós ficamos felizes de proporcionar ao paciente internado a continuidade da sua vida escolar”, diz o presidente.