Médicos da Uopeccan recebem treinamento em Ventilação Mecânica em tempo do Novo Coronavírus

O cenário de enfrentamento ao Coronavírus impõe desafios diários aos profissionais de saúde que precisam lidar pela primeira vez com esta doença. Buscando ampliar o conhecimento nesse sentido, o coordenador da UTI Geral, Médico Intensivista e RT, Péricles Duarte e a Fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva, Andressa Pereira, do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, realizaram o treinamento no dia 15 de abril, com início às 16h até 21h30.
Durante a capacitação, os profissionais tiveram aula teórica e prática, com procedimentos para manejar o ventilador mecânico de um paciente estável para o paciente em estado grave. A ventilação mecânica serve para substituir a respiração do paciente, quando ele não está dando conta de respirar sozinho ou fazer o efeito que a respiração precisaria fazer. Os ventiladores também são usados para permitir descanso dos músculos respiratórios até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação espontânea.
A fisioterapeuta, especialista em Terapia Intensiva, Andressa Pereira, explica que existem duas modalidades de ventilação mecânica, “a ventilação mecânica invasiva: é quando o equipamento é conectado ao paciente por meio de tubo endotraqueal ou traqueostomia. A ventilação não invasiva, o equipamento é conectado ao paciente através de máscaras”.
De acordo com a fisioterapeuta é muito valioso este treinamento para os profissionais como devem manusear o equipamento para garantir segurança ao paciente, principalmente neste período com pandemia da Covid-19.