Mais quatro médicos são formados pelo Programa de Residência Médica da Uopeccan

No dia 18 de fevereiro, o Hospital do câncer Uopeccan, realizou a 11ª Formatura do Programa de Residência Médica, neste ano, 4 profissionais receberam o certificado de especialistas nas áreas de cirurgia oncológica, Dr. Charles Alencar Marx e Dr. Gabriel Brisot, oncologia clínica, Dra. Jinan Mehanna e Dra. Jordana Mayumi Yaguchi Resende. A cerimônia ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), seguindo as orientações do Ministério da Saúde, com uso da máscara e utilização do álcool em gel. Até o momento 31 profissionais foram formados e 10 deles continuam trabalhando na Uopeccan de Cascavel e Umuarama.

Prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar os principais casos de câncer, esse é o principal objetivo da Uopeccan que, desde 2009 conta com o programa, visando estimular a melhoria na qualidade dos atendimentos prestados pelos médicos à população. “Em nome da Uopeccan queremos agradecer toda a nossa equipe que colaborou na formação dos residentes, através da troca de conhecimentos e experiências. Hoje temos a alegria de comemorar essa conquista juntamente com os médicos e formandos. Parabéns, que vocês possam crescer profissionalmente cada dia mais, e ficamos felizes em fazer parte desse processo”, ressalta o Presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan.

Para coordenadora do Programa de Residência Médica, Dra. Mariana Taís Ferreira Moreira, durante esses três anos de especialização, os residentes tiveram que lidar com diversos desafios, mas principalmente com a pandemia da covid-19. “Tivemos que reduzir nosso fluxo de pacientes atendidos no ambulatório, internados e das cirurgias. Todavia, não houve prejuízo na formação deles, visto que ainda temos grande número de atendimentos, e eles puderam aprender e se tornar especialistas em oncologia com louvor. Também foram nossos residentes quem nos auxiliaram a cuidar dos nossos pacientes internados e isolados pela covid-19, somos muito gratos a eles por toda dedicação sempre. Hoje, não estamos formando apenas especialistas em oncologia com conhecimento científico, técnico e prático, mas profissionais humanos, empáticos e afetuosos”, finalizou a médica.

Durante a cerimônia, a doutora Jinan Mehanna agradeceu toda equipe da Uopeccan, representando os colegas formandos. “Estamos muitos felizes em ter concluído mais essa trajetória, temos orgulho de ter feito parte dessa instituição. Somos gratos por toda equipe pelo acolhimento nesse período, independente do caminho que vamos trilhar, temos a certeza que levaremos todos com muito carinho em nossos corações. Foi uma residência muito produtiva, aprendemos tudo sobre oncologia, mas principalmente o atendimento humanizado”, concluiu.